Capa » Guaxupé » A pedido do deputado Arantes, centenário da Diocese de Guaxupé será comemorado na ALMG

A pedido do deputado Arantes, centenário da Diocese de Guaxupé será comemorado na ALMG

Reunião Especial celebrará a data na quinta-feira, 11 de agosto, em BH

O centenário da Diocese de Guaxupé (Sul de Minas) será comemorado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em uma Reunião Especial, nesta quinta-feira (11/8/16), às 20 horas, no Plenário.

A homenagem acontece a pedido do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB). “É mais do que justa não só pela devoção católica e fé cristã que tenho, mas também pela importância histórica da Diocese. A Assembleia Legislativa não pode deixar de participar desse acontecimento tão importante para a comunidade do Sul de Minas”, afirmou Arantes.

A HISTÓRIA DA DIOCESE

A Diocese de Guaxupé é formada por 86 paróquias, distribuídas em 41 municípios e 11 distritos, compreendendo uma área de mais de 15 mil quilômetros quadrados.

Em novembro de 1913, o bispo da Diocese de Pouso Alegre, Dom Antônio de Assis, decidiu mudar sua residência episcopal da sede diocesana para Guaxupé. Três anos depois, no dia 3 de fevereiro de 1916, por decreto do papa Bento XV e em conformidade com o pedido do bispo, é erigida a Diocese de Guaxupé, separando-se integralmente do território da Diocese de Pouso Alegre.

Nomeado como primeiro bispo da diocese, Dom Assis tomou posse em maio do mesmo ano, trabalhando pelo estabelecimento das instituições diocesanas, como a Cúria Diocesana e paróquias. Pioneiro, regeu a diocese entre os anos de 1916 e 1919.

Após este período, governaram diversos bispos, sendo que, no dia 13 de junho de 2007, o papa Bento XVI nomeou Dom José Lanza Neto como novo bispo de Guaxupé, tomando posse no dia 22 de julho de 2007 na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade.

CELEBRAÇÃO

Como inspiração do Centenário Diocesano, a Diocese de Guaxupé escolheu para as celebrações o seguinte lema: “Lançando redes, gerando comunidades”. O símbolo escolhido para as comemorações, a Catedral de Guaxupé, exalta a unidade e a fé de todos os fiéis.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>