Capa » Notícias » Arantes é titular do Conselho que montará plano de desenvolvimento estratégico da agricultura mineira até 2030
Arantes é titular do Conselho que montará plano de desenvolvimento estratégico da agricultura mineira até 2030
Arantes ao final da reunião com o presidente da EMATER José Ricardo Roseno, o secretário adjunto de Meio Ambiente Danilo Vieira e o presidente do CEPA, secretário de Agricultura, Zé Silva (João Paulo Moura)

Arantes é titular do Conselho que montará plano de desenvolvimento estratégico da agricultura mineira até 2030

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes participou esta semana, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, da reunião do Conselho Estadual de Política Agrícola (CEPA) que formatará uma agenda de ações para estimular e fomentar a agricultura no Estado até o ano de 2030. Presidido pelo secretário de Estado de Agricultura, José Silva, o Conselho é formado por entidades ligadas ao setor agropecuário como Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), centros acadêmicos como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre outras.

Em suas manifestações, Arantes ponderou sobre os grandes desafios que o setor possui como o gargalo de comercialização com preços juntos para os produtores; segurança no campo; aumento da disponibilidade da tecnologia no campo; logística de comercialização, crédito durante todo o processo de produção, ou seja, juros baixos e garantia de comercialização e renda; implantação do cadastro de regularização ambiental (CAR), entre outros.

O parlamentar destacou também a enorme seca que assola o Estado. “Nunca vi uma estiagem deste porte, principalmente em nossa região. Já há um grande transtorno financeiro no campo, muitos produtores estão ‘quebrando’”.

Antônio Carlos convidou aos participantes da reunião para uma audiência pública que haverá na Assembleia de Minas, no fim deste mês, com o objetivo de cobrar ações de apoio aos produtores do Governo Estadual e Federal.

Regularização Fundiária ficará na Secretaria de Agricultura

Após ouvir lideranças do setor agropecuário, entre elas representantes da FAEMG e FETAEMG, o deputado se reuniu com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia e conseguiu convencê-lo sobre levar todo o sistema de regularização fundiária para a Secretaria de Agricultura e não para a Ruralminas como até então se planejava. Segundo Arantes, desta maneira, será possível auxiliar muitos pequenos produtores. “Vamos, de maneira menos burocrática, legalizar a documentação de propriedades e ter acesso a financiamentos rurais para que as famílias no campo tenham uma política decente e um incentivo a permanecerem na zona rural”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>