Início » Capitólio » ARANTES PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO LAGO DE FURNAS

ARANTES PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO LAGO DE FURNAS

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antonio Carlos Arantes, participou na segunda-feira (13/05/19) do lançamento da Frente Parlamentar Itamar Franco, que tem como objetivo defender os interesses dos municípios que buscam explorar o potencial turístico do Lago de Furnas.

A audiência pública realizada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reuniu parlamentares, prefeitos e lideranças políticas dos 34 municípios impactados pelo reservatório da usina hidroelétrica.

Arantes lembrou que é um dos deputados que mais conhecem o lago, uma vez que passa por ali quase toda semana, no mínimo duas vezes, e vê os problemas, mas também as soluções. Por isso, defendeu o estabelecimento da cota mínima 762 para garantir que o lago tenha um espelho mínimo de água de 50%: “Com o nível da água garantido, vamos ter investimentos no turismo, o que vai beneficiar muito os municípios”, afirmou.

Arantes lembrou ainda que o desenvolvimento da região também passa pelo tratamento do esgoto e a conclusão da estrada Pimenta – Guapé, que são prioridades.

Entre os presentes, o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas – Alago – enfatizou que as cidades dependem da renda gerada pelo turismo: “O governo precisa pensar além do fornecimento de energia elétrica. Hoje estamos 97 centímetros abaixo da cota mínima. E as chuvas já acabaram. Precisamos pensar o reservatório para outros usos”, enfatizou.

A presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Thayse de Castro, afirmou que o turismo no lago compensaria a questão financeira da eletricidade que não for gerada: “O turismo alavanca economias, no Brasil e no mundo. A geração distribuída de energia e as usinas fotovoltaicas poderiam ser alternativas para minimizar o impacto de Furnas”, sugeriu.

Antônio Carlos Arantes parabenizou os deputados professor Cleiton e Dalmo Ribeiro por terem promovido a audiência pública: “Furnas é uma preocupação de todos nós, que há muito tempo trabalhamos para resolver. E agora temos a criação de uma Frente Parlamentar dedicada ao Lago de Furnas”, concluiu.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES APOIA CONSTRUÇÃO DE FÓRUM EM PARAGUAÇU

Em mais uma ação do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, junto ao Tribunal de Justiça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *