Capa » Agricultura » ARANTES RECEBE COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA DISCUTIR ENDIVIDAMENTO DO PRODUTOR RURAL MINEIRO
ARANTES RECEBE COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA DISCUTIR ENDIVIDAMENTO DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

ARANTES RECEBE COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA DISCUTIR ENDIVIDAMENTO DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) recebeu na terça-feira (27/03/18) a Comissão Externa da Agricultura da Câmara dos Deputados (Cexagri) criada para apurar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos financiamentos rurais, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos.

A comissão é presidida pelo deputado federal do Rio Grande do Sul, Jerônimo Goergen (PP), e conta com cinco deputados mineiros: Carlos Melles (DEM), Bilac Pinto (PR), Domingos Sávio (PSDB), José Silva (SD) e Newton Cardoso Júnior (MDB), que coordenou a reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Participaram os deputados estaduais Dalmo Ribeiro (PSDB) e Iran Barbosa (MDB); o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Amarildo Kalil; o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano; o presidente da Ceasa Minas, Guilherme Brant; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Romeu Borges de Araújo; o presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros das Ceasas de Minas Gerais, Lauzinho Jerônimo; o presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Coophemg), José Antônio; a coordenadora do Sistema Faemg, Aline Freitas Veloso, além de vereadores e produtores rurais.

O deputado Arantes, que é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, destacou o trabalho da Cexagri: “Essa comissão vai constatar em Minas o grande endividamento do produtor rural. O agronegócio vai bem, mas o produtor nem tanto. Ninguém está conseguindo bancar os custos. Tem produtor que se vender uma safra inteira ainda vai ficar devendo. Esse é o momento do governo federal olhar para as dívidas. Os produtores de leite estão desistindo do negócio e outros setores estão indo pelo mesmo caminho. Assim, vai faltar alimentos na mesa dos mineiros”, advertiu.

O presidente da Cexagri, deputado Jerônimo Goergen, observou que o endividamento atinge grande parte do país: “A inadimplência é um problema crônico, que aumenta a cada ano. E de tempos em tempos a dívida fica insustentável. Estamos vivendo este momento agora”, observou.

PLANO DE TRABALHO

A reunião da Comissão Externa durou quase três horas e discutiu cada ponto da pauta. Os deputados irão nos próximos dias apresentar um relatório da situação dos produtores rurais mineiros, analisar os dados, e identificar as causas dos problemas apontados, bem como propostas a crise.

O deputado Arantes agradeceu a visita da comissão: “O produtor precisa de ajuda imediata. Esperamos que, de posse desse relatório, o governo federal seja rápido e anuncie soluções para o endividamento rural. O setor precisa de ajuda”, encerrou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>