Capa » Cooperativismo » Assembleia homenageia central de cooperativas de crédito e pedido do deputado Arantes
Assembleia homenageia central de cooperativas de crédito e pedido do deputado Arantes
Luiz Gonzaga Viana Lage (diretor-presidente do Sicoob Central Cecremge), Antônio Carlos Arantes (deputado estadual PSDB/MG) (Maycon Martins)

Assembleia homenageia central de cooperativas de crédito e pedido do deputado Arantes

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta segunda-feira (26/5/14), em Reunião Especial de Plenário, os 20 anos da Central de Cooperativas de Economia e Crédito de Minas Gerais (Sicoob Central Cecremge). A solenidade ocorreu a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Em seu discurso, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Estado (Frencoop-MG), lembrou que ainda aos 18 anos se tornou associado de uma cooperativa de produtores. Ele destacou as dificuldades enfrentadas por essas instituições, “asfixiadas pelos grandes bancos”, ressaltando que elas conseguem sobreviver graças à união e seriedade de seus líderes.

Compuseram a mesa de autoridades Luiz Gonzaga Viana Lage (diretor-presidente do Sicoob Central Cecremge), Ronaldo Scucato (presidente do Sistema Ocemg), Alfredo Alves de Oliveira Melo (diretor de Supervisão e Controle da Cecremge), Samuel Flam (diretor Comercial e Financeiro da Cecremge), Márcio Olívio Villefort Pereira (diretor Administrativo e de Desenvolvimento da Cecremge), Cristiano Félix dos Santos Silva (diretor-presidente da Cooperativa de Crédito dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Minas Gerais e do seu Órgão Auxiliar – Sicoob Cofal) e vereador Professor Wendel, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

 

Arantes elogiou a gestão do diretor-presidente à frente da Cecremge. “Luiz Gonzaga tem dado o exemplo e provado que é possível fazer cooperativismo de crédito com competência e excelentes resultados. Estão todos da Cecremge, presidente, diretores e funcionários, de parabéns”, disse o deputado.

 

Em seus discursos, tanto Ronaldo Scucato quanto Luiz Gonzaga, ressaltaram a atuação parlamentar de Arantes, como presidente da FRENCOOP-MG e como cooperativista nato. “Para o setor cooperativista é uma honra ter uma liderança do calibre de Arantes no Parlamento, alguém que acredita nos nossos ideais e luta por avanços ao nosso lado”, disse Scucato. O diretor-presidente da Cecremge agradeceu ao deputado pela homenagem e destacou seu papel como grande parceiro, apoiador e incentivador das cooperativas.

 

O presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, também valorizou a importância e a formação de líderes para as cooperativas. “Estamos vivendo um momento no qual temos lideranças que negociam seus próprios ideais, falsas”, afirmou. Outros fatores definidos por Ronaldo Scucato como essenciais para o êxito das cooperativas de crédito são uma boa organização e ela ser viável economicamente. O presidente da Ocemg ainda abordou a missão dessas cooperativas, criadas no século XIX, de oferecer acesso ao crédito e erradicar a atividade de agiotas.

Já o diretor-presidente da Sicoob Central Cecremge, Luiz Gonzaga Viana Lage, citou o pioneirismo da entidade, responsável por ações inéditas no setor no País, como a livre admissão de associados. Por fim, ele informou que a cooperativa já é a quinta instituição financeira do Brasil e que, em 20 anos, será a terceira.

Homenagem – Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), o deputado Antônio Carlos Arantes entregou a Luiz Gonzaga Viana Lage placa alusiva à homenagem.

 

Uma história de sucesso

 

 

O Sicoob Central Cecremge nasceu da necessidade de fomentar o cooperativismo de crédito mútuo mineiro, quando, em 1993, a Superintendência de Cooperativismo do Estado de Minas Gerais (Sudecoop-MG) liderou a realização de um amplo diagnóstico, na tentativa de promover o seu desenvolvimento.

 

Após a realização de uma pesquisa sobre as demandas do crédito urbano, constatou-se que a criação de uma central operacional, para otimização de recursos, era o grande consenso entre as cooperativas. Assim, no dia 1º de março de 1994, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Sudecoop e da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), iniciou-se a implantação do Programa de Apoio ao Cooperativismo Urbano de Minas Gerais.

 

Em 30 de julho de 1994, foi aprovada, em Assembleia Geral, a criação da Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado de Minas Gerais. Menos de três meses depois, o projeto foi aprovado pelo Banco Central. Luiz Gonzaga Viana Lage foi eleito diretor-presidente da Central, tendo como companheiros de diretoria Antônio Francisco Gonçalves, Marina Silva Coelho e Ronaldo Scucato.

 

Com o passar dos anos, o Sicoob Central Cecremge se consolidou e, hoje, representa os interesses de suas cooperativas filiadas, orientando-as em todas as suas operações e serviços, promovendo a sua integração com o cooperativismo e com o sistema financeiro nacional.

 

Atualmente, a Central é composta por 73 cooperativas, originárias dos mais diversos segmentos econômicos – comercial, rural, de empregados, profissionais liberais e de livre admissão. As cooperativas filiadas ao Sicoob Central Cecremge estão localizadas em todas as regiões do Estado de Minas Gerais e distribuídas em 247 pontos de atendimento, prestando serviços financeiros para mais de 332 mil associados.

  Luiz Gonzaga Viana Lage (diretor-presidente do Sicoob Central Cecremge), Antônio Carlos Arantes (deputado estadual PSDB/MG) (Maycon Martins)

Luiz Gonzaga Viana Lage (diretor-presidente do Sicoob Central Cecremge), Antônio Carlos Arantes (deputado estadual PSDB/MG) (Maycon Martins)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>