Início » Agropecuária » Assembleia homenageia Epamig em Sessão Solene a pedido do deputado Arantes
Arantes entrega placa ao presidente da Epamig, Marcelo Franco. (ALMG)

Assembleia homenageia Epamig em Sessão Solene a pedido do deputado Arantes

Em Reunião Especial na noite desta quinta-feira (15/5/14), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma homenagem aos 40 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Políticos, autoridades, representantes de entidades do setor e funcionários da Epamig prestigiaram a solenidade, que foi solicitada pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Em sua fala, o deputado destacou a importância da pesquisa na agricultura, principalmente diante do quadro de aquecimento global e de mudanças climáticas, que afetam a oferta de alimentos no mundo. Ressaltou que, por meio da pesquisa, a produtividade do setor agropecuário está acima da média em Minas Gerais, e que, por isso, a Epamig está presente nas residências urbanas e nas propriedades rurais do Estado. “Falar da Epamig é falar de esperança de um mundo melhor para todos nós, de dias melhores, de alimento e renda para nosso Estado”, afirmou.

O presidente da Epamig, Marcelo Lana Franco, que recebeu a placa alusiva à homenagem, agradeceu os 170 pesquisadores da Epamig que contam com apoio de uma grande engrenagem, que são o apoio e a área administrativa da entidade. “A vocês, o nosso muito obrigado pelo apoio e por fazer parte de um sistema que muda a agricultura mineira”, disse.

“Ao comemorar os 40 anos, não podemos deixar de destacar a relevância da pesquisa agropecuária realizada pela Epamig para Minas Gerais”, afirmou Marcelo Lana Franco, que ponderou que a pesquisa agropecuária tornou possível a sustentabilidade no setor ao longo desses anos. Em sua opinião, desenvolver tecnologias demandadas pelo setor agrícola é um grande desafio da agropecuária. Neste sentido, ele ressaltou ainda que a Epamig é a principal instituição de pesquisa agropecuária de Minas Gerais.

Integrante da mesa da solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo, agradeceu a pesquisa e os pesquisadores que trabalham para o desenvolvimento do País. Esse também foi o tom da fala do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho) e ex-ministro da Agricultura, Allysson Paolinelli, que destacou a importância da criação de institutos de pesquisa como a Epamig voltados para ajudar a atender o desafio nacional de alavancar a agropecuária brasileira.

Representando o grupo de pesquisadores da Epamig, Sara Chalfoun, da unidade do Sul de Minas, lembrou a constituição do grupo de pesquisadores feita logo após a fundação da Epamig. “Éramos jovens pesquisadores encarregados de propor e executar um programa estadual de pesquisa com o objetivo de apresentar soluções para o complexo agrícola de Minas Gerais”, afirmou. Segundo ela, os resultados das pesquisas foram e permanecem sendo disseminados em veículos acessíveis aos agricultores, além de boletins e circulares técnicos e eventos nacionais e internacionais.

O presidente da Associação de Pesquisadores da Epamig, Hudson Teixeira, lembrou que a celebração dos 40 anos é uma oportunidade para enxergar além do que a vista alcança. Também destacou que é uma alegria festejar as conquistas e aproveitar para aprender com as adversidades e delas tirar mais conhecimento.

Durante a reunião, o Coral da Assembleia executou o Hino Nacional e apresentou as músicas Carinhoso, de Pixinguinha, com arranjo de Lou Petrus, e The Long and Winding Road, de Lennon e McCartney, com arranjo de Eduardo Fonseca.

Além das autoridades citadas, compuseram a mesa da solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo de Souza e Silva; presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli; o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabelo; a reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Soares; o presidente do Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária, Florindo Dalberto; e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Purcino.

Criada em 8 de maio de 1974, por meio de um convênio entre o Governo do Estado, o Ministério da Agricultura e a Embrapa, a Epamig passou, dois anos mais tarde, a integrar o Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária. A Epamig tem mais de 20 fazendas experimentais em Minas, além de dois institutos de ensino.

A empresa tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade.

Arantes entrega placa ao presidente da Epamig, Marcelo Franco. (ALMG)
Arantes entrega placa ao presidente da Epamig, Marcelo Franco. (ALMG)

 

 

Mesa de autoridades no evento de 40 anos da Epamig (ALMG)
Mesa de autoridades no evento de 40 anos da Epamig (ALMG)

 

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *