Início » Destaque » Assembleia Legislativa cria Comissão Extraordinária das Barragens

Assembleia Legislativa cria Comissão Extraordinária das Barragens

Deputado Arantes participa da investigação da tragédia no distrito de Mariana

Redação e foto: JC Junot

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou nesta segunda-feira (16/11/15) do lançamento da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comissão foi criada para apurar as causas e as consequências do rompimento da barragem do Fundão, localizada próxima à cidade de Mariana (MG), que causou o soterramento do distrito de Bento Rodrigues, matando nove pessoas e deixando outras 15 desaparecidas.

O deputado Antônio Carlos Arantes não faz parte da comissão, mas faz questão de participar dos trabalhos. “Diante das dimensões dessa tragédia não tem como não participar. Faço questão de acompanhar os desdobramentos e ajudar a apurar as responsabilidades. Estamos diante de um dos maiores desastres ambientais do país com consequências ainda desconhecidas. Além da morte e do desaparecimento de pessoas, a cada dia aumenta rastro de destruição causado pelo mar de lama que segue poluindo rios, matando peixes e deixando cidades sem água, como é o caso de Governador Valadares”, ressaltou deputado Arantes.

A Comissão Extraordinária das Barragem da ALMG, logo após a sua instalação, realizou a primeira reunião extraordinária. Ficou decidido que nos próximos dias os deputados visitarão os locais atingidos. A comissão vai conferir detalhes da tragédia em Bento Rodrigues e decidir por ações mais contundentes, como até a possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as responsabilidades pelo rompimento da barragem do Fundão.

Deputados Federais vêm a Minas visitar Mariana e Governador Valadares

Em seguida, o deputado Antônio Carlos Arantes participou de uma outra reunião com o presidente da ALMG, Adalclever Lopes, e onze deputados federais de Minas e de outros Estados, que formam a Comissão Externa da Câmara Federal criada especialmente para companhar os desdobramentos do desastre ambiental em Mariana. Além de Arantes, participaram outros deputados estaduais. Os deputados federais vieram para conhecer o local da tragédia e, após o encontro, seguiram de carro para Mariana, onde visitarão o distrito atingido. À tarde, os federais foram de avião para Governador Valadares, acompanhar as dimensões do impacto ambiental sobre o Rio Doce, que está cheio de lama da barragem deixando diversas cidades sem água potável.

 

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *