O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou, na sexta-feira (10/07/15), da solenidade que entregou o primeiro registro de queijo artesanal da região da Serra da Canastra à Guilherme Ferreira, da Fazenda Estância Capim Canastra.
Quando presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, Arantes atuou como parceiro dos produtores de queijo apresentando o projeto de lei que se transformou na Lei do Queijo.
O presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite, fez questão de ressaltar isso em seu discurso. “Se avançamos na questão da legislação, é porque temos um amigo na Assembleia. Como presidente da Comissão de Política Agropecuária, o deputado Antônio Carlos participou das discussões e propôs a Lei do Queijo. Por isso quero agradecer o trabalho do deputado, que não nos abandona nunca e tem feito a diferença para a Serra da Canastra”, disse João Carlos.
O deputado fez questão de enaltecer o trabalho de João Carlos como liderança ativa durante a aprovação da Lei do Queijo. “Grande parceiro, comprometido e sério, teve participação fundamental no processo, comparecendo em audiências públicas na Assembleia. Os produtores estão de parabéns, essa importante conquista é de vocês”, disse Arantes.
O prefeito de São Roque de Minas, Roldão de Faria Machado, lembrou que, há pouco tempo, o queijo da Canastra era clandestino e hoje é reconhecido no Brasil e no exterior. Tanto Roldão como o vice-prefeito Onésio fizeram questão de citar o trabalho do deputado Antônio Carlos em favor da Serra da Canastra.
Satisfeito por poder ajudar os produtores rurais da região, Arantes reconheceu que a equipe do Governo que dá sustentação aos produtores é capacitada e vem dando continuidade ao ótimo trabalho da equipe do governo anterior. “Fico feliz por ver que o governo escolheu pessoas proativas e que a região da Serra da Canastra está bem atendida”, ressaltou o deputado.
Sobre a certificação, Arantes se mostrou confiante de que, em breve, novos produtores conseguirão a liberação dos órgãos sanitários, o que trará mais ganhos para todos eles. “O primeiro passo, que foi criar a lei que possibilitava a todos sair da clandestinidade, foi possível graças à parceria dos próprios produtores ao nosso lado na Assembleia. Agora, é preciso aperfeiçoar o que já temos e agregar valor aos queijos”, salientou o parlamentar.
Estiveram presentes na solenidade, João Carlos Leite presidente da Aprocan e do Sicoob SaromCredi; o prefeito Roldão e o vice Onésio; o diretor geral do IMA, Márcio Botelho; o diretor técnico do IMA, Tales Almeida; o chefe da divisão para promoção e fomento das políticas agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Roberto de Castro; o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque; Lívio Múcio, da Emater; e Marlene Imaculada Ramos, do Sebrae.
Visitas
Arantes aproveitou sua viagem a São Roque e visitou, na companhia dos amigos José Antônio (presidente do Sindicato Rural) e José Antônio (produtor rural), a sede do sindicato e também a propriedade de produtor, que o presenteou com um delicioso queijo.
Depois, o deputado assistiu às apresentações dos alunos da Escola Municipal Guia Lopes e Centro Municipal de Educação Infantil Márcio Ferreira (CMEI). “Parabenizo o prefeito Roldão, a secretária de Educação e toda a equipe da prefeitura, além da equipe do Sebrae pelo brilhante evento e pelo belíssimo trabalho sobre empreendendorismo com as crianças”, disse o deputado.