DEPUTADO ARANTES PRESIDE REUNIÃO ESPECIAL COM A PRESENÇA DE DOM LANZA NETO
A pedido do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) foi realizada nesta quinta-feira (11/08/16), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma reunião especial para comemorar os cem anos de criação da Diocese de Guaxupé. O evento contou com a presença do bispo Dom José Lanza Neto, o coordenador diocesano pastoral, padre Henrique Neveston, várias autoridades eclesiásticas e convidados. Representando a Diocese de Luz, compareceu o padre Almerindo Silveira Barbosa, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Arcos.
De Guaxupé, participaram o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Marcos Buled, que representou o prefeito Jarbas Correia Filho, o Jarbinhas; o vice-presidente da Câmara Municipal, Miguel Stamponi, e os vereadores Durvalino Gôngora e Luzia Angelini Silva.
De Cabo Verde, vieram o prefeito Emanuel Brito, e de Itaú de Minas o vice-prefeito Nísio Antônio de Lima e o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Antônio Carlos Goulart.
O deputado Arantes saudou o centenário: “como católico, fiel e praticante me sinto honrado por presidir essa homenagem à Diocese de Guaxupé, que é uma das mais importantes de Minas e do Brasil. Com 120 padres, é responsável pelo atendimento religioso a quase 1 milhão de pessoas, em suas 87 paróquias. É realmente uma bênção para o nosso Estado”, enfatizou.
O bispo Dom José Lanza Neto saudou o deputado Arantes como um “homem de fé”, agradeceu a homenagem, a participação dos fiéis na edificação da Diocese, e o reconhecimento da Assembleia Legislativa. O bispo falou sobre a dedicação missionária da Diocese. “Temos uma Igreja atual, samaritana, dedicada a cuidar dos mais frágeis e dos mais fracos. Celebrar o centenário é ter consciência de tudo que Deus nos confiou. É reviver a perseverança na luta para propagar o Evangelho”, afirmou.
A cerimônia foi organizada pelos padres Sandro e Henrique, pelo seminarista Sérgio e por Alexandre Calixto, sendo transmitida ao vivo pela Rádio da Família, que pertence à Diocese. A homenagem contou ainda com uma presença muito especial, a do Coral Pequenos Cantores, da cidade de Cássia, formado por 40 jovens com idades entre 10 e 18 anos sob a regência do maestro Humberto Patrick Pampanini França e direção de Messias Donizete Faleiros.
Como inspiração para as comemorações do centenário, a Diocese de Guaxupé escolheu o lema: “Lançando redes, gerando comunidades”. O símbolo escolhido para as comemorações, a Catedral de Guaxupé, exalta a unidade e a fé de todos os fiéis.
A HISTÓRIA DA DIOCESE
Em novembro de 1913, o bispo da Diocese de Pouso Alegre, Dom Antônio de Assis, decidiu mudar sua residência episcopal da sede diocesana para Guaxupé. Três anos depois, no dia 3 de fevereiro de 1916, por decreto do papa Bento XV e em conformidade com o pedido do bispo, é erigida a Diocese de Guaxupé, separando-se integralmente do território da Diocese de Pouso Alegre.
Nomeado como primeiro bispo da diocese, Dom Assis tomou posse em maio do mesmo ano, trabalhando pelo estabelecimento das instituições diocesanas, como a Cúria Diocesana e paróquias. Pioneiro, regeu a diocese entre os anos de 1916 e 1919.
Após este período, governaram diversos bispos, sendo que, no dia 13 de junho de 2007, o papa Bento XVI nomeou Dom José Lanza Neto como novo bispo de Guaxupé, tomando posse no dia 22 de julho de 2007 na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade.