Capa » Administração » COMISSÃO PRESIDIDA PELO DEPUTADO ARANTES FAZ VISTORIA NA CEASA MINAS PARA APURAR SUCATEAMENTO DA UNIDADE DE CONTAGEM
COMISSÃO PRESIDIDA PELO DEPUTADO ARANTES FAZ VISTORIA NA CEASA MINAS PARA APURAR SUCATEAMENTO DA UNIDADE DE CONTAGEM

COMISSÃO PRESIDIDA PELO DEPUTADO ARANTES FAZ VISTORIA NA CEASA MINAS PARA APURAR SUCATEAMENTO DA UNIDADE DE CONTAGEM

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), visitou na terça-feira (19/9/17), a CeasaMinas, em Contagem. O objetivo era o de apurar as denúncias feitas por associações de produtores sobre as péssimas condições de trabalho existentes no Mercado Livre do Produtor (MLP), conhecido como “Pedra”, onde são comercializados os produtos.

Acompanhada dos deputados Ione Pinheiro (DEM) e Geraldo Pimenta (PC do B), a Comissão foi recebida pelo presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Apcemg), Ladislau Jerônimo de Melo, o Lauzinho; pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Coophemg), José Antônio Dias Silveira, pela presidente da Associação Recreativa e Beneficente dos Empregados da Ceasa (Arbece), Maria Aparecida Martins de Carvalho, e pelos diretores Davi Conceição (Aberce) e Humberto (Coophemg)Representando a prefeitura de Contagem compareceu o ex-deputado Tildem Santiago, que agora trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Durante a visita ao MPL os deputados puderam constatar as péssimas condições de trabalho, a começar pelo excesso de lixo espalhado pelo chão e pelo mau cheiro que impregna o lugar. Os presidentes das associações denunciaram que o piso do MLP não é lavado há anos porque a água levaria os resíduos para um dos mananciais que abastecem a Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, e um Termo de Acordo de Conduta (TAC), assinado com vários órgãos, impede isso. Os produtores apontaram ainda falhas na manutenção do MLP, como a existência de 147 lâmpadas queimadas, banheiros quebrados, pistas esburacadas, galpões sem pintura, armazéns deteriorados ameaçando soltar partes do teto sobre as pessoas, além do excesso de pombos que infestam o lugar.

O deputado Arantes declarou-se alarmado com a situação. “Temos que encontrar uma saída para esse problema. O que não podemos permitir é o sucateamento da CeasaMinas e deixar ela acabar para facilitar a privatização. O governo se esquece de que a Ceasa é dos produtores. E mais difícil do que plantar é comercializar, e aqui é uma grande saída para quem produz”, afirmou.

ENCONTRO COM O PRESIDENTE DA CEASAMINAS

Os deputados também foram recebidos pelo presidente da CeasaMinas, Gustavo Fonseca, que estava companhado do diretor Técnico Operacional, Marcelo Lana, e do diretor Financeiro, Juliano Maquiaveli. Os problemas encontrados foram relatados ao presidente que designou o diretor Marcelo Lana para resolver a questão da limpeza e as outras pendências.

No encontro, os deputados manifestaram a preocupação com a possibilidade de privatização da CeasaMinas. O deputado Arantes falou da visita que ele e representantes das associações fizeram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no dia 13/09/17, em Brasília, onde foram recebidos pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Neri Geller, e pelo secretário de Mobilidade Social, José Rodrigues Pinheiro Dória.

O deputado Arantes expôs seu ponto de vista: “Não temos uma posição radical em relação à privatização, mas no caso da CeasaMinas é uma questão de segurança alimentar. Tem muita gente que depende disso aqui e temos um Estado inteiro para alimentar. Temos que discutir essa questão com muito cuidado. As associações precisam ter voz: os produtores, comerciantes e funcionários devem participar da gestão”, afirmou.

O deputado Arantes informou que o secretário José Dória estará em Belo Horizonte no próximo dia 28 para discutir o projeto de privatização: “O governo tem que estar aberto para o diálogo”, ponderou.

Durante a reunião eles falaram ainda sobre a possibilidade da não renovação do convênio que a Ceasa Minas tem com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para gestão do MLP. “Se isso acontecer, vamos fechar o MLP no dia 31 de dezembro e entregar a chave aos produtores”, afirmou o presidente Gustavo Fonseca.

REUNIÃO COM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA CEASA

Os deputados e os presidentes das associações encerraram a visita na Associação Comercial da Ceasa Minas (ACCeasa), onde foram recebidos pelo presidente Emílio Brandi que estava acompanhado do diretor Social Rodrigo Ribeiro do conselheiro fiscal MárcioEles lembraram a importância da integração de quem trabalha na Ceasa. “Aqui somos a família Ceasa”, lembrou MárcioO deputado Arantes afirmou mais uma vez que “é preciso encontrar uma solução que satisfaça todas as partes. A Ceasa é do povo mineiro. E se o produtor estiver bem, a Ceasa também estará”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>