Capa » Agricultura familiar » Deputado Arantes abre curso de capacitação na Conab
Deputado Arantes abre curso de capacitação na Conab

Deputado Arantes abre curso de capacitação na Conab

Participantes aprenderão sobre PAA

 

Na manhã desta quarta-feira (21/04/17), o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) esteve na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Belo Horizonte, para abrir o curso de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinado a capacitar pessoas de instituições a fazerem projetos para comprarem, com recursos da Conab, produtos dos agricultores familiares que posteriormente serão doados a entidades sociais.

O deputado solicitou à Conab esse curso e convidou pessoas ligadas aos agricultores familiares de alguns municípios da região de sua base política. Essas pessoas aprenderão a formatar projetos para, quando houver recursos do governo federal, poderem viabilizar a doação desses produtos da agricultura familiar a escolas, creches, hospitais, APAE´s.

Participaram do curso representantes dos municípios de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Ilicínea, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Santana da Vargem e Senador Amaral. Representantes de outras cidades também já fizeram o curso

Em seu discurso, Arantes falou sobre a importância dessa capacitação, pois os agricultores familiares terão um assessoramento para gerenciar sua atividade e conseguir vender a sua produção. “Isso é ótimo para o produtor rural que não fica no prejuízo e consegue se sustentar no campo. Durante esses dez anos, mais de R$ 10 milhões já foram destinados para os municípios da região”, expôs o deputado.

Por fim, o parlamentar desejou um excelente curso a todos e agradeceu a atenção do superintendente da Conab em Minas, Osvaldo Teixeira de Souza Filho, por receber todos os interessados na capacitação. “A Conab sempre foi uma grande parceira, sempre pensando nos agricultores familiares que precisam ter renda e se manter no campo, sustentar suas famílias”, ressaltou Arantes.

O superintendente da Conab em Minas deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a presença do deputado. “Tenho certeza de que o curso será muito bom, pois todos estarão preparados para quando os recursos chegarem, e eles vão chegar, apresentar seus projetos nos moldes corretos. Mesmo depois do curso, estaremos à disposição de todos para tirar qualquer dúvida e ajudar no que for preciso”, afirmou Osvaldo.

Lei do PAA Familiar garante mercado consumidor para pequenos agricultores

A Lei nº 20.608, de 2013, de autoria do deputado, foi uma grande conquista para os produtores. Ele institui a Política Estadual de Aquisição Direta da Agricultura Familiar (PAA Familiar). Os órgãos públicos devem gastar 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos para instituições públicas do Estado na compra de produtos da agricultura familiar. Isso inclui escolas, hospitais, presídios e até mesmo as secretarias de Estado. “Considero essa lei uma grande conquista, pois os pequenos produtores terão mais espaço no mercado e aumentarão sua renda e os consumidores terão mais alimentos de boa qualidade nutricional em sua mesa”, concluiu Antonio Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>