Início » Agricultura » DEPUTADO ARANTES APOIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MINAS

DEPUTADO ARANTES APOIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MINAS

Minas Gerais é um dos maiores produtores de própolis verde do mundo, com um total de 240 toneladas produzidas por ano. O produto, de alto valor agregado, é um aliado à saúde, pois combate doença como a gripe H1N1, além de estudos recentes, realizados na China, alegarem que ele pode ajudar no enfrentamento do câncer. Estivemos em reunião na Cidade Administrativa, organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), para tratarmos sobre ações necessárias na elaboração de normas técnicas internacionais para o própolis verde, item genuinamente mineiro de grande importância para toda a cadeia apícola do nosso Estado. 

Me representando na reunião estava meu chefe de gabinete Luciano Gontijo. Pelo setor apícola estavam o presidente da Federação Mineira de Apicultura – Femap, César Ramos Júnior; Fernando Ramos e Bianca Dâmaso, da Natucentro/Beepropolis. O governo mineiro se fez presente nas pessoas de João Ricardo Albanez, subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Frederico Ozanam, assessor especial e Natália Rabelo, assessora técnica, todos da SEAPA. Participou também, e foi o ponto central do debate, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário Esper, que veio de São Paulo, sede da associação especialmente para a reunião.

Durante o debate, que foi extremamente proveitoso, foi demonstrado pelos diretores da Femap a importância do produto, tanto para o Estado como também para o País em vista da consolidação do mercado, principalmente o oriental quão nobre são os produtos apícolas vindo do Brasil e de Minas Gerais, famosos por sua qualidade e origem.

Esper colocou a ABNT à disposição para auxiliar em qualquer demanda no setor, além de acolher o pedido de trazer para Minas Gerais o congresso mundial da Organização Internacional de Normalização (ISO) em junho próximo, o que colocará o estado em local de destaque em relação à pesquisa e desenvolvimento do própolis verde. Além disso, se comprometeu a auxiliar a empresa em relação às necessidades técnicas para a regulamentação e regularização do produto.

César e Fernando agradeceram imensamente o auxílio que sempre estamos prestando ao setor. “Agradeço o deputado Arantes por todo suporte que tem nos dado, nos acompanhando nessa reunião e sendo ponte em tudo o que precisamos dentro da Assembleia”, disse César.

No ano de 2019, apoiei a criação da Frente Parlamentar Estadual de Defesa da Apicultura, mais uma vitória para o setor. Inseri o produto nas feiras na Assembleia Legislativa que organizamos dos produtos em destaque dos campos de Minas, além de articular, junto ao Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles e junto ao superintendente do Centro-Oeste Leonardo Mol e sua assessora Ana Paula para viabilizar a Identificação Geográfica do Própolis Verde. Vamos continuar trabalhando, para construir uma Minas Gerais que de destaque e se orgulhe dos seus produtos especiais. Temos certeza que boas notícias estarão por vir, contem conosco.

#deputadoantoniocarlosarantes #PropolisVerde #Apicultura

Verifique também

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE RECEPÇÃO AO EMBAIXADOR DA INDONÉSIA

Na tarde desta quarta-feira (19/02), estive na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *