Início » Agricultura » Deputado Arantes critica falta de informações no processo de privatização da CeasaMinas e da Casemg

Deputado Arantes critica falta de informações no processo de privatização da CeasaMinas e da Casemg

Produtores rurais lotaram o Auditório da ALMG

em audiência proposta pelo parlamentar

Preocupados com o futuro das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) e da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg) que foram recentemente incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal e os prejuízos que podem sofrer com as mudanças, produtores, comerciantes e empregados das empresas lotaram o Auditório da Assembleia Legislativa na tarde de segunda-feira (04/09/17). Eles vieram participar da audiência pública convocada pelo presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), realizada a pedido de seus representantes.

Durante a audiência, ficou claro que nem os produtores e empregados da CeasaMinas, nem o Governo de Minas, que tem partes do terreno da empresa junto com o Governo Federal, conhecem a proposta de privatização. O parlamentar afirmou que vai solicitar uma reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, para esclarecer melhor a proposta.

O deputado afirmou ser favorável à privatização de segmentos da economia, como rodovias e aeroportos, mas criticou a medida em setores como Ceasa e Casemg. “O governo está com déficit, mas não é vendendo a Ceasa que vai resolver o problema do Brasil”, disse, destacando “a importância social e econômica da Ceasa para Minas”.

“Se a privatização for inevitável, queremos que os produtores e comerciantes assumam a gestão da Ceasa. O espaço é deles. São eles que vivem o dia a dia no mercado, que não tem sábado, domingo e nem feriado. Se o governo não considera a Ceasa um bom negócio, que os políticos saiam de lá e os produtores e comerciantes assumam”, defendeu Arantes.

A deputada Ione Pinheiro (DEM) disse que os parlamentares se colocavam à disposição, como mediadores, para ouvir as demandas dos produtores, funcionários e comerciantes e buscar uma saída satisfatória. “Não podemos querer uma privatização sem conhecer as regras”, disse, criticando a ausência do presidente da Ceasa na reunião.

O deputado Felipe Attiê (PTB) disse defender privatizações, mas ressalvou que, no caso da Ceasa, o melhor caminho seria a administração por uma cooperativa de produtores. “O produtor da Ceasa precisa se organizar. A privatização da Ceasa deve ser (por meio de) um modelo de cooperativa ou parceria público-privada. Temos que tirar os políticos de lá”, afirmou.

O Governo do Estado não pretende adotar nenhuma iniciativa que contribua para o processo de privatização da CeasaMinas se não houver total transparência de regras. Foi o que garantiu o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Cláudio Coutinho Leitão. Segundo ele, só há incerteza e insegurança em relação à proposta. “Enquanto não houver clareza sobre o impacto na sociedade, o Estado não vai dar um passo”, garantiu.

Participantes manifestaram apoio a Arantes

na luta contra a privatização da CeasaMinas

Após a audiência, representantes dos produtores, comerciantes e empregados agradeceram o empenho do deputado Arantes e manifestaram seu total apoio às ações que ele propôs para Maria Aparecida Martins de Carvalho, presidente da Associação Recreativa e Beneficente dos Empregados da Ceasa (ARBECE), disse que a Ceasa congrega mais de dois mil produtores, sendo 70% agricultores familiares. “O que será de nós, produtores e funcionários? Para onde vamos? Como vamos sustentar nossas famílias?”, questionou. Ela disse que os empregados contam com o deputado nessa luta e estarão ao seu lado.

O presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais (APHCEMG), Ladislau Gerônimo de Melo, fez questão de agradecer o apoio do deputado. “Arantes é o nosso deputado, sabemos que podemos contar com ele. Podemos confiar no trabalho dele. Desde o primeiro momento que o procuramos, ele nos ouviu e nos atendeu. Essa já é a segunda audiência que participamos aqui na Assembleia e isso mostra o tanto que ele tem trabalhado por nós”, afirmou Lausinho.

A mesma confiança foi demonstrada pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (COOPHEMG), José Antônio Dias Silveira. “Sabemos que o deputado Arantes não vai nos abandonar nessa luta. Temos certeza de que ele irá à Brasília buscar informações e negociar o que for melhor para nós, produtores”, disse José Antônio.

Antônio Lopes, produtor e ex-presidente da APHCEMG, também elogiou a iniciativa de Arantes. “Ele é produtor como nós, entende a nossa insegurança e sabe que a privatização vai prejudicar não só os produtores, mas também os consumidores. A audiência foi muito produtiva e o deputado está de parabéns. Só temos a agradecer por ele estar ao nosso lado”, afirmou Antônio.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE PLENÁRIA DA COMISSÃO DE DIREITO PARA STARTUPS DA OAB MINAS GERAIS SOBRE MARCO LEGAL ESTADUAL DO SETOR

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerias, Deputado Antonio Carlos Arantes, participou de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *