Capa » Agricultura » Deputado Arantes critica falta de informações no processo de privatização da CeasaMinas e da Casemg
Deputado Arantes critica falta de informações no processo de privatização da CeasaMinas e da Casemg

Deputado Arantes critica falta de informações no processo de privatização da CeasaMinas e da Casemg

Produtores rurais lotaram o Auditório da ALMG

em audiência proposta pelo parlamentar

Preocupados com o futuro das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) e da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg) que foram recentemente incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal e os prejuízos que podem sofrer com as mudanças, produtores, comerciantes e empregados das empresas lotaram o Auditório da Assembleia Legislativa na tarde de segunda-feira (04/09/17). Eles vieram participar da audiência pública convocada pelo presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), realizada a pedido de seus representantes.

Durante a audiência, ficou claro que nem os produtores e empregados da CeasaMinas, nem o Governo de Minas, que tem partes do terreno da empresa junto com o Governo Federal, conhecem a proposta de privatização. O parlamentar afirmou que vai solicitar uma reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, para esclarecer melhor a proposta.

O deputado afirmou ser favorável à privatização de segmentos da economia, como rodovias e aeroportos, mas criticou a medida em setores como Ceasa e Casemg. “O governo está com déficit, mas não é vendendo a Ceasa que vai resolver o problema do Brasil”, disse, destacando “a importância social e econômica da Ceasa para Minas”.

“Se a privatização for inevitável, queremos que os produtores e comerciantes assumam a gestão da Ceasa. O espaço é deles. São eles que vivem o dia a dia no mercado, que não tem sábado, domingo e nem feriado. Se o governo não considera a Ceasa um bom negócio, que os políticos saiam de lá e os produtores e comerciantes assumam”, defendeu Arantes.

A deputada Ione Pinheiro (DEM) disse que os parlamentares se colocavam à disposição, como mediadores, para ouvir as demandas dos produtores, funcionários e comerciantes e buscar uma saída satisfatória. “Não podemos querer uma privatização sem conhecer as regras”, disse, criticando a ausência do presidente da Ceasa na reunião.

O deputado Felipe Attiê (PTB) disse defender privatizações, mas ressalvou que, no caso da Ceasa, o melhor caminho seria a administração por uma cooperativa de produtores. “O produtor da Ceasa precisa se organizar. A privatização da Ceasa deve ser (por meio de) um modelo de cooperativa ou parceria público-privada. Temos que tirar os políticos de lá”, afirmou.

O Governo do Estado não pretende adotar nenhuma iniciativa que contribua para o processo de privatização da CeasaMinas se não houver total transparência de regras. Foi o que garantiu o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Cláudio Coutinho Leitão. Segundo ele, só há incerteza e insegurança em relação à proposta. “Enquanto não houver clareza sobre o impacto na sociedade, o Estado não vai dar um passo”, garantiu.

Participantes manifestaram apoio a Arantes

na luta contra a privatização da CeasaMinas

Após a audiência, representantes dos produtores, comerciantes e empregados agradeceram o empenho do deputado Arantes e manifestaram seu total apoio às ações que ele propôs para Maria Aparecida Martins de Carvalho, presidente da Associação Recreativa e Beneficente dos Empregados da Ceasa (ARBECE), disse que a Ceasa congrega mais de dois mil produtores, sendo 70% agricultores familiares. “O que será de nós, produtores e funcionários? Para onde vamos? Como vamos sustentar nossas famílias?”, questionou. Ela disse que os empregados contam com o deputado nessa luta e estarão ao seu lado.

O presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais (APHCEMG), Ladislau Gerônimo de Melo, fez questão de agradecer o apoio do deputado. “Arantes é o nosso deputado, sabemos que podemos contar com ele. Podemos confiar no trabalho dele. Desde o primeiro momento que o procuramos, ele nos ouviu e nos atendeu. Essa já é a segunda audiência que participamos aqui na Assembleia e isso mostra o tanto que ele tem trabalhado por nós”, afirmou Lausinho.

A mesma confiança foi demonstrada pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (COOPHEMG), José Antônio Dias Silveira. “Sabemos que o deputado Arantes não vai nos abandonar nessa luta. Temos certeza de que ele irá à Brasília buscar informações e negociar o que for melhor para nós, produtores”, disse José Antônio.

Antônio Lopes, produtor e ex-presidente da APHCEMG, também elogiou a iniciativa de Arantes. “Ele é produtor como nós, entende a nossa insegurança e sabe que a privatização vai prejudicar não só os produtores, mas também os consumidores. A audiência foi muito produtiva e o deputado está de parabéns. Só temos a agradecer por ele estar ao nosso lado”, afirmou Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>