Capa » Agroindústria » Deputado Arantes faz homenagem ao Dia de Cooperar
Deputado Arantes faz homenagem ao Dia de Cooperar

Deputado Arantes faz homenagem ao Dia de Cooperar

Deputado Arantes faz homenagem ao Dia de Cooperar

“Como cooperativista nato, desde muito novo, não posso deixar de homenagear essa grande instituição, que é a Ocemg, na pessoa do seu presidente, Ronaldo Scucato, essa liderança ímpar, esse mestre para todos nós quando o assunto é cooperativismo”, afirmou o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), na abertura da reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quinta-feira (28/06).

A reunião teve como objetivo homenagear e ressaltar a importância do cooperativismo e de ações sociais desenvolvidas pelo Dia de Cooperar, o Dia C, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) desde 2009. A iniciativa foi do presidente da comissão, deputado Arantes, que também é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG).

Para Arantes, o cooperativismo revela sua força e importância sobretudo em momentos de crise. “Ele é o único instrumento em que o pequeno se torna grande, tendo acesso a inovações, a tecnologias de ponta e a crédito. Por isso tantos não só vestem, como suam a camisa do cooperativismo”, afirmou o parlamentar.

O Dia de Cooperar, nascido em Minas, tornou-se nacional a partir de 2014 e hoje alcança todos os estados e o Distrito Federal. “Atualmente, o Dia C beneficia mais de 5 milhões de pessoas, congrega em torno de 400 mil voluntários e já é reconhecido mundialmente”, afirmou Scucato. Como exemplo, ele mencionou carta do Papa Francisco enviada à Ocemg no ano passado enaltecendo a iniciativa e ainda o convite feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que o movimento de voluntariado cooperativista fosse apresentado a 115 países em congresso mundial na Malásia.

No Dia C, as cooperativas que, ao longo do ano desenvolvem projetos contínuos de voluntariado, ou aquelas que queiram celebrar a data com uma ação voluntária, desenvolvem, em suas localidades projetos, atividades e iniciativas para demonstrar a capacidade e o empenho do setor para atuar na transformação socioeconômica e ambiental de suas comunidades. “Assim, informamos que as cooperativas estão na praça, presentes no mercado e fazendo negócios sim, mas com um ingrediente a mais, que é a procura do social, não como caridade ou assistencialismo, mas como resposta obrigatória à sociedade”, disse Scucato. Desde então, anualmente a Ocemg celebra o movimento de voluntariado cooperativista.

Com 1,5 milhão de cooperados e tendo gerado 39 mil empregos diretos, o cooperativismo movimentou em Minas quase R$ 47 bilhões em 2017, o que representa 8,1% do PIB do Estado. Em relação a 2016, o crescimento em cooperados foi de quase 6%; em pessoas empregadas, de 3,5%. “O Dia C é resposta obrigatória do setor à sociedade”, afirmou Scucato ao destacar lado social do cooperativismo.

Homenagem

Durante a audiência, todas as falas de representantes do governo e de diversas entidades empresariais, de classe e de cooperativas presentes foram de homenagem ao presidente do Sistema Ocemg como sendo o maior incentivador do cooperativismo em Minas e o idealizador do Dia C. Scucato recebeu, do presidente da comissão, placa com votos de congratulações da ALMG pela criação do Dia de Cooperar. “É uma forma de agradecimento por sua presença na vida do cidadão mineiro através do cooperativismo”, frisou Arantes.

Scucato agradeceu ao deputado pela homenagem e pelo apoio ao setor dentro e fora da Assembleia Legislativa, destacando sua atuação política e pessoal em em consonância com os ideais cooperativistas. “Nós precisávamos de ter muitos, mas muitos mesmo, Antonio Carlos Arantes para sanear o ambiente político brasileiro porque ele cumpre o que promete. Conte sempre com o cooperativismo, deputado!”, afirmou o presidente do Sistema Ocemg.

Participaram da audiência Evaldo Moreira de Matos, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop); Isabela Pérez, Juliana Gomes e Geraldo Magela, assessores do Sistema Ocemg; João Carlos Gontijo de Amorim, superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais; Luiz Rodrigues Rosa; diretor-presidente do Sicoob Coopemg; Wagner Dias, diretor-geral da Sicoob Cofal e assessor especial da Frencoop-MG; Breno Pereira de Mesquita, diretor financeiro da Faemg; Alexandre Gatti, superintendente da Ocemg; José Ramos, diretor-geral do Sicoob Cofal; José Ailton Junqueira, vogal da Ocemg na Junta Comercial; Teodomiro Diniz, vice-presidente Fiemg; Dênis Kleber Gomide, assessor do Sebrae; Fernando Passalio, chefe do Núcleo de Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Cooperativismo; Hudson Navarro, vice-presidente da ACMinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*