Capa » Agropecuária » Deputado Arantes leva comitiva de de Jacuí para conhecer produtores de queijo da canastra em São Roque de Minas

Deputado Arantes leva comitiva de de Jacuí para conhecer produtores de queijo da canastra em São Roque de Minas

 

1

No último sábado (21/01), o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) esteve em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, acompanhado dos amigos de Jacuí: o presidente da Cooperativa Agropecuária de Jacuí (Coperjac), Toninho, sua esposa Lucineide, Maria Angélica e Luquinha, que também trabalha na cooperativa como responsável pela melhoria na qualidade do leite. O deputado levou a comitiva para conhecer os processos de produção e comercialização dos produtores de leite e queijo da canastra em São Roque de Minas.

O objetivo da visita foi aprender novas técnicas para agregar mais valor ao queijo produzido em Jacuí. Para Arantes, sua cidade natal tem todas as condições de produzir leite e queijo com maior valor agregado. “Jacuí tem todo o potencial para se tornar um pólo produtor de queijo de excelente qualidade, a região é propícia para isso. Com certeza o que eles viram aqui será de grande valia para a produção de lá. Meu sonho é ver a nossa cidade crescendo como produtora de queijo e derivados”, afirmou o deputado.

Enquanto um litro de leite é vendido a aproximadamente R$ 1,20, na Serra da Canastra, os produtores chegam a vender um queijo por até R$ 150. Toninho ficou muito satisfeito com o que viu e quer implantar muitas ações em Jacuí. “É importante buscarmos conhecimento e aqui em São Roque de Minas nós conhecemos novas técnicas que podemos implementar para melhorar a vida dos produtores de leite de Jacuí. Agradeço ao deputado Antonio Carlos por ter nos apresentado a esses produtores da Serra da Canastra”, disse o presidente.

Em São Roque de Minas, o deputado e seus convidados foram tomar café da manhã na casa do prefeito Roldão, onde foram muito bem recebidos por ele e pela primeira dama Irani. Roldão está iniciando um novo mandato muito bem avaliado pala população e aproveitou a visita do deputado para conversar sobre projetos que quer implantar nesses próximos quatro anos para melhorar a vida do povo de São Roque de Minas. O prefeito fez questão de agradecer e lembrar o trabalho de Arantes pelo município. “Nós já conseguimos muitos benefícios para a comunidade. O deputado sempre está presente e foi peça fundamental para que diversos projetos, obras e conquistas chegassem até nosso município”, enfatizou Roldão.

Depois ele foram visitar queijarias do município, famoso pela produção do Queijo Minas Artesanal da Canastra e foram muito bem recebidos por todos os produtores. Visitaram a propriedade do Carlos Henrique e sua esposa Solange, que recentemente receberam uma premiação pelo queijo produzido lá. A comitiva degustou o delicioso queijo com café. O deputado elogiou o dinamismo e envolvimento de toda a família no processo produtivo e destacou o trabalho de qualidade nas áreas comercial e de marketing realizado pela Solange.

Além dessa visita, o deputado e a comitiva conversaram com a jornalista e consultora Rosanna Tarsitano, criadora do Origens do Sabor, um projeto de comercialização de produtos com conceitos do Consumo Consciente. Ou seja, no caso dos queijos, há várias questões importantes que o consumidor deve saber. Como as vacas são tratadas? São confinadas ou ficam livres no pasto? Como bebem água? Usam antibiótico? A curadora tem o compromisso de se certificar sobre o modo de produção sustentável, a forma de armazenamento e transporte desses produtos e sobre as histórias de cada produtor. Rosanna estava em São Roque de Minas para desenvolver esse trabalho.

Em seguida, eles foram conhecer o produtor Gilson, cuja família tem mais de 80 anos de tradição na produção de queijo. Depois foram à queijaria do José Antônio, onde foram recebidos pela Dona Ilsa, sua esposa, Raquel, sua filha, e o genro Júlio. Passaram ainda para conhecer sobre a produção do queijo na propriedade do Onésio, que além de produtor já foi prefeito de São Roque de Minas há muitos anos.

Ao final, visitaram João Carlos Leite, que também é produtor e presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) e do Sicoob Saromcredi. João Carlos é um grande conhecedor e defensor os produtores do queijo da Canastra. Ele deu uma aula sobre a história, a produção e a comercialização do Queijo da Canastra e fez questão de lembrar que os avanços obtidos nos últimos anos em Minas Gerais se devem aos projetos de autoria do deputado Antonio Carlos na Assembleia Legislativa. “As conquistas precisam ter amparo legal e nós conseguimos isso graças ao empenho pessoal do deputado. Seu amor ao projeto foi além da sua função como parlamentar”, destacou João Carlos.

Arantes é o autor da Lei 20.549 de 2012, que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais de Minas. “Sei que com essa lei pude ajudar os produtores de Queijo Minas Artesanal. Quero, com o meu trabalho, continuar ajudando e lutando pelos produtores e por todo o povo de São Roque de Minas”, concluiu o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>