Início » Agricultura » Deputado Arantes leva projeto da UFMG para cidades do Sudoeste Mineiro

Deputado Arantes leva projeto da UFMG para cidades do Sudoeste Mineiro

UFMG

No sudoeste mineiro, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) recebeu o coordenador do Programa Médicos Residentes Rurais daFaculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Francisco Rubió, que estava acompanhado do superintendente administrativo da escola, Murilo da Silva Elias. Eles apresentaram ao deputado e a prefeitos da região dois programas que a UFMG pretende implantar em Muzambinho e em São Sebastião do Paraíso.

Participaram os prefeitos de Muzambinho, Sérgio Esquilo; de Guaxupé, Jarbinhas; de São Sebastião do Paraíso, Walkinho, e de Jacuí, Geraldo Magela. A eles, o coordenador Francisco Rubió explicou como funciona o programa Internato Saúde Coletiva que disponibiliza, no mínimo, dois estudantes de medicina, no último ano do curso, para prestar serviços aos municípios, atuando preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde. As despesas com moradia e alimentação dos estagiários são de responsabilidade da prefeitura, que pode manter o convênio com a UFMG pelo tempo que quiser.

O programa já está funcionando na região há dois anos, levado pelas mãos do deputado Antonio Carlos Arantes para as cidades de Jacuí e Guaranésia. No final do ano passado, Guaxupé também assinou o convênio com a UFMG e, nos primeiros dias de 2017, recebeu os estagiários, que estão trabalhando no município. A secretária municipal de Saúde, Elina Jurema Costa, é uma entusiasta do programa: “Hoje tenho dois estagiários aqui e tenho certeza que melhoraremos muito nosso atendimento. São jovens com vontade de trabalhar e isso é muito importante. Agora, estou buscando novas oportunidades de trazer mais médicos, veterinários e enfermeiros para o município”, ressaltou. O prefeito Jarbinhas agradeceu o deputado Arantes e o coordenador Francisco Rubió pela parceria.

O prefeito de Muzambinho, Sérgio Esquilo, também ficou bastante entusiasmado com o programa e salientou que, se pudesse, já teria os estagiários na cidade. “Temos interesse sim no convênio com a universidade e agradeço o apoio do deputado Antonio Carlos Arantes, que nos apresentou o projeto. Vamos fortalecer nossa saúde com a vinda dos estudantes de Medicina que estão interessados em aprender e em nos ensinar também. Ganhamos um presente de Deus no início de meu mandato”, disse Esquilo.

Em São Sebastião do Paraíso, Francisco Rubió recebeu do prefeito Walkinho e do secretário de Saúde, Wandílson Bicego, a certeza de que o convênio com a UFMG será assinado no segundo semestre deste ano. “O deputado Antonio Carlos está sempre nos trazendo boas sugestões e com custos baixos. Com certeza vamos aderir ao convênio”, afirmou Walkinho.

Para Francisco Rubió, o apoio dos prefeitos e do deputado Antonio Carlos é de suma importância para a continuidade do projeto da UFMG. O coordenador informou que, em breve, a universidade será parceira do governo federal na implantação do Programa Desenvolvimento Infantil e que irá trazê-lo para os municípios parceiros, realizando mutirões de pequenas cirurgias.

O deputado Antonio Carlos Arantes ficou feliz com a iniciativa das prefeituras em aderir ao projeto e informou que a intenção é levar os programas para o maior número de municípios de sua atuação, já que, infelizmente, a universidade não tem como atender a todos os municípios mineiros. “Gostaria que todos contassem com programas como esses, mas ainda não é possível. O projeto atende a população e gera uma economia para o município. Em situação normal, um atendimento médico desse custaria aos cofres públicos algo em torno de quinze mil reais, mas com a parceria o município gasta apenas um terço disso, cerca de R$ 5 mil”, explicou.

O deputado Arantes aproveitou o encontro para apresentar o coordenador Francisco Rubió ao diretor do Instituto Federal de Muzambinho, Luiz Carlos Machado. E, junto com o prefeito Esquilo, iniciaram conversações para uma parceira entre o instituto e a universidade.

Muzambinho investirá na agricultura familiar

Antes da reunião com o pessoal da UFMG, o prefeito Esquilo, acompanhado dos vereadores Marinho Menezes, Baiano, Dr. Vicente, Canarinho e João Pezão, e dos colaboradores Dr. Clenilton, Boneli, Giovana, Gustavo, José Ênio e Luiz Carlos Machado, conversou longamente com o deputado Antonio Carlos.

Esquilo falou de seus planos para o município e que uma de suas principais bandeiras será o investimento na agricultura familiar. O deputado, por sua vez, falou de programas que podem ser implantados na cidade e se colocou à disposição para ajudar a administração: “Fiquei contente com as propostas do prefeito Esquilo e de sua equipe; investir no homem do campo é o caminho para o desenvolvimento. Vimos, também, que a administração está pensando em todas as áreas, principalmente na saúde, na educação e na habitação. O Esquilo sempre foi arrojado; com certeza fará uma ótima administração. Ele sabe que pode contar comigo” destacou Arantes.

Para o prefeito Esquilo é de grande importância ter o apoio do deputado Arantes: “Antônio Carlos é um batalhador, um político sério, que nunca deixou de ajudar Muzambinho. Tenho certeza que agora este trabalho será maior ainda. Contamos com o deputado e ele sabe que não o deixarei sossegado um minuto”, avisou.

 

Verifique também

Projeto que busca proteger contratos do Estado pauta reunião

Proposição prevê que empresas devem respeitar programa de integridade para fechar acordos com a administração …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *