Início » Deputado Arantes participa da apresentação do projeto de comemoração dos 115 anos da ACMinas

Deputado Arantes participa da apresentação do projeto de comemoração dos 115 anos da ACMinas

Educação, empregabilidade e oportunidade de trabalho para quem sai da prisão são destaques

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, dosLojistas e dos Prestadores de Serviços de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou nesta terça-feira (29/03/16) da apresentação do primeiro projeto de comemoração dos 115 anos da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), a convite do presidente da entidade, Lindolfo Paoliello. Criado pelo Conselho Empresarial de Educação, o projeto apresentado pelo professor Evandro Neiva prevê ações voltadas para a educação, a empregabilidade de jovens aprendizes e a inclusão no mercado de trabalho de egressos do sistema prisional.

Na área da educação, será criado o Prêmio Charles Lofti (ex-presidente da associação) que contemplará escolas públicas estaduais e municipais que se destacarem em quatro categorias de ensino: infantil, fundamental (anos iniciais), fundamental (anos finais) e médio. Na área da empregabilidade, a ideia é apresentar aos associados jovens aprendizes em busca de estágio. E aos egressos do sistema prisional, um lugar no mercado formal de trabalho.

O deputado Arantes elogiou o projeto. “Priorizar a educação é uma ação responsável do empresariado mineiro. Temos que acabar com os analfabetos funcionais, aqueles que mal sabem escrever o próprio nome e já são considerados alfabetizados. Precisamos ensinar aos nossos jovens a ler, escrever, interpretar e se profissionalizar. Só assim vamos desenvolver uma consciência crítica sobre as coisas que nos cercam”, afirmou.

Arantes também considerou muito importante a ressocialização de egressos do sistema prisional. “Eu acredito na recuperação das pessoas. Dar emprego a quem deixa o sistema prisional é contribuir para que ele não volte para o mundo do crime. É uma atitude humana e muito digna”, ressaltou.

De acordo com a representante da empresa que administra o presídio de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Nathália de Oliveira, dos 2.016 internos, 500 estão estudando, sendo que 30 foram aprovados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ela, 17 empresas associadas a ACMinas contratam egressos.

O presidente Lindolfo Paoliello saudou a presença do deputado Antônio Carlos Arantes e afirmou que está em jogo a ética do futuro, que, segundo ele, está sendo criada agora. “Com esse projeto, vamos privilegiar o entender e o aprender”, finalizou.

Verifique também

Arantes e Melles lançam campanha em Paraíso com presença de Pimenta da Veiga e Anastasia

Centenas de lideranças políticas de diversos municípios marcaram presença   O deputado estadual Antônio Carlos …

DEPUTADO ARANTES VOTA PROJETOS DE FORMA REMOTA NA ALMG

Na tarde desta quinta-feira (30.04), durante a 12º reunião realizada de forma remota na Assembleia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *