Capa » Agropecuária » Deputado Arantes participa da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Uberlândia
Deputado Arantes participa da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Uberlândia

Deputado Arantes participa da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Uberlândia

Nesta sexta-feira (1º/09/17), o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro), uma federação de grande importância para o produtor de leite, em Uberlância. O evento foi organizado pela Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu), integrante da federação, e contou com a presença dos deputados Felipe Attiê e Arnaldo Silva, diversos membros das cooperativas e autoridades mineiras.

Arantes fez questão de lembrar que minas produz 9 bilhões de litros de leite por ano, o que equivale a 27% da produção nacional e 12% da produção mundial. Nos últimos anos, o consumo cresceu 36%. Em Minas, temos 233 mil propriedades e 1.000 indústrias. “Ninguém tem dúvidas de que o setor gera emprego e renda. Os produtores precisam de todo apoio. Seguiremos trabalhando para dar ao setor todo o suporte que ele merece”, disse o deputado, que é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo ele, eventos como esse mostram a importância do setor para a economia do Estado.

Durante a reunião, os produtores demonstraram preocupação com a importação de leite e falaram sobre políticas para combater essa prática que tem prejudicado a produção nacional. Foi pauta de discussão também meios para viabilizar o término da indústria da Calu. Já foram investidos R$ 70 milhões e faltam cerca de R$ 10 milhões, em torno de 10%. O deputado Arantes fez questão de elogiar a união da Fecoagro.

A Fecoagro foi idealizada no final do ano passado como entidade de representação institucional e de cooperação técnica que representa as organizações cooperativas do estado. A ideia foi concretizada depois que as lideranças cooperativistas se uniram para lutar pelos interesses das entidades mineiras, buscando a revitalização econômica das cooperativas de leite do estado. As reuniões da federação acontecem mensalmente nos municípios mineiros associados.

“É muito importante que haja a união em torno da federação, para que vocês tenham voz ativa. O benefício para a cidade e para toda a rede produtora de leite de Uberlândia e região será de grande valia”, afirmou Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia.

Segundo o presidente da Fecoagro, Vasco Praça Filho, o Vasquinho, a cadeia produtora de leite é a que mais gera emprego no país, com milhares de empregos diretos e indiretos. “Em Minas Gerais, quando o produtor tem incentivo, ele consegue aumentar, e muito, a produção de leite. A Federação vem para ajudar na gestão das cooperativas, para que ela seja mais eficiente epara que esse resultado chegue diretamente ao produtor rural”, disse o presidenteEle ainda ressaltou que é preciso buscar o fortalecimento do setor com parcerias políticas e a união da classe para conseguirem conquistas como a reforma tributária, o Funrural, luta contra os sem terra.

Em Minas Gerais, aproximadamente 30 cooperativas fazem parte da Fecoagro. Para o presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira, é importante que a cidade tenha representantes na federação. “Faço parte do conselho da Fecoagro com o objetivo de projetar, não só a cooperativa, mas também a cidade e a região. É uma forma de chamar atenção para as nossas necessidades”, ressalta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>