Início » Agropecuária » Deputado Arantes participa da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Uberlândia

Deputado Arantes participa da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Uberlândia

Nesta sexta-feira (1º/09/17), o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou da reunião da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro), uma federação de grande importância para o produtor de leite, em Uberlância. O evento foi organizado pela Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu), integrante da federação, e contou com a presença dos deputados Felipe Attiê e Arnaldo Silva, diversos membros das cooperativas e autoridades mineiras.

Arantes fez questão de lembrar que minas produz 9 bilhões de litros de leite por ano, o que equivale a 27% da produção nacional e 12% da produção mundial. Nos últimos anos, o consumo cresceu 36%. Em Minas, temos 233 mil propriedades e 1.000 indústrias. “Ninguém tem dúvidas de que o setor gera emprego e renda. Os produtores precisam de todo apoio. Seguiremos trabalhando para dar ao setor todo o suporte que ele merece”, disse o deputado, que é presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo ele, eventos como esse mostram a importância do setor para a economia do Estado.

Durante a reunião, os produtores demonstraram preocupação com a importação de leite e falaram sobre políticas para combater essa prática que tem prejudicado a produção nacional. Foi pauta de discussão também meios para viabilizar o término da indústria da Calu. Já foram investidos R$ 70 milhões e faltam cerca de R$ 10 milhões, em torno de 10%. O deputado Arantes fez questão de elogiar a união da Fecoagro.

A Fecoagro foi idealizada no final do ano passado como entidade de representação institucional e de cooperação técnica que representa as organizações cooperativas do estado. A ideia foi concretizada depois que as lideranças cooperativistas se uniram para lutar pelos interesses das entidades mineiras, buscando a revitalização econômica das cooperativas de leite do estado. As reuniões da federação acontecem mensalmente nos municípios mineiros associados.

“É muito importante que haja a união em torno da federação, para que vocês tenham voz ativa. O benefício para a cidade e para toda a rede produtora de leite de Uberlândia e região será de grande valia”, afirmou Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia.

Segundo o presidente da Fecoagro, Vasco Praça Filho, o Vasquinho, a cadeia produtora de leite é a que mais gera emprego no país, com milhares de empregos diretos e indiretos. “Em Minas Gerais, quando o produtor tem incentivo, ele consegue aumentar, e muito, a produção de leite. A Federação vem para ajudar na gestão das cooperativas, para que ela seja mais eficiente epara que esse resultado chegue diretamente ao produtor rural”, disse o presidenteEle ainda ressaltou que é preciso buscar o fortalecimento do setor com parcerias políticas e a união da classe para conseguirem conquistas como a reforma tributária, o Funrural, luta contra os sem terra.

Em Minas Gerais, aproximadamente 30 cooperativas fazem parte da Fecoagro. Para o presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira, é importante que a cidade tenha representantes na federação. “Faço parte do conselho da Fecoagro com o objetivo de projetar, não só a cooperativa, mas também a cidade e a região. É uma forma de chamar atenção para as nossas necessidades”, ressalta.

 

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *