Capa » Destaque » Deputado Arantes participa de encontro que discutiu a importação do café
Deputado Arantes participa de encontro que discutiu a importação do café

Deputado Arantes participa de encontro que discutiu a importação do café

Parlamentar se manifestou totalmente contrário à medida

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou, nesta segunda-feira (19/12/16), em Varginha, no Centro do Comércio de Café do Estado de Minas, de uma reunião com produtores para discutir a importação do grão da variedade conilon. Arantes é totalmente contra a importação.

“Em primeiro lugar, não temos falta do produto no mercado. Em segundo lugar, essa é uma estratégia das torrefações para abaixar o preço do nosso café. Isso tudo é muito prejudicial para os produtores. Vai tirar emprego e reduzir a renda. Além disso, com a importação, existe o risco de virem doenças que não temos aqui”, explicou o parlamentar.

Diante disso, o ministro Blairo Maggi suspendeu por 30 dias qualquer decisão sobre o assunto até que seja feita uma avaliação minuciosa dos estoques. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Entendemos que as secas consecutivas possam ter prejudicado a produção do conilon no estado do Espírito Santo, mas não podemos ceder à pressão das indústrias de torrefação. Com certeza isso vai trazer prejuízos financeiros e fitossanitários para a cadeia”, argumentou Arantes.

Além das questões a respeito das vantagens e desvantagens da importação do café, foram debatidos a Bolsa de Nova Tork, a utilização do Funcafé, rotulagem do café pela indústria e regulagem do fluxo de café.

A reunião, convocada pela Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), contou com as presenças do presidente da Associação, Fernando Barbosa; do presidente da Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite (Sincal), Armando Matiello; o presidente do Centro do Comércio do Café de MG, Arquimedes Neto; seu vice-presidente, Carlos Paulino (que também é presidente da Cooxupé); o deputado federal Evair Vieira de Melo (PV-ES); o deputado estadual Emidinho Madeira, várias lideranças e presidentes de sindicatos rurais da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>