Início » Notícias » DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE MOBILIDADE URBANA, NA ACMINAS

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE MOBILIDADE URBANA, NA ACMINAS

ESTUDOS EXPLICAM AS CAUSAS DO PROBLEMA QUE AFETA CIDADES EM TODO O MUNDO

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou nesta terça-feira (09/08/16), na Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), a convite do presidente Lindolfo Paoliello, da reunião semanal da entidade que discutiu os resultados de uma investigação sobre “Cidades e Mobilidade Urbana”. O estudo faz parte do Projeto Futuro das Cidades realizado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e tem como objetivo oferecer soluções para problemas de trafego nas grandes metrópoles do Brasil e do mundo.

O deputado Arantes, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, dos Lojistas e dos Prestadores de Serviços de Minas Gerais, vê com preocupação o tema. “Quanto mais tempo demoramos no trânsito, mais prejuízos estamos sujeitos, a começar pela saúde. Iniciativas positivas, que apontam soluções para esse problema merecem nosso apoio. Por isso estou aqui para contribuir como deputado e cidadão”, explicou.

A apresentação do estudo foi feita pelo especialista em Future Insights, da Diretoria de Planejamento e Estratégia de Produto da FCA, Mateus Lima Silveira. Segundo ele, as pessoas se movem em busca de oportunidades, que podem ser: trabalho, escola, lazer, compra de mercadorias, etc. Ter mobilidade é ter acesso a essas oportunidades com menor tempo, menor distância percorrida e com menos dinheiro gasto. A maioria das viagens nas principais regiões metropolitanas do Brasil (cerca de 70%) são feitas em direção à escola ou ao trabalho utilizando o transporte público. Criar mecanismos para aproximar as pessoas das oportunidades é a solução para o problema. “Oferecer uma infraestrutura de qualidade é parte da solução, isso inclui ruas, avenidas, viadutos, ciclovias, corredores de ônibus, calçadas, etc. Elas podem melhorar o trânsito, mas melhorar a mobilidade das pessoas é outra coisa. É nisso que temos que concentrar nossos esforços”, afirmou.

O deputado Arantes elogiou a apresentação. “O estudo da FCA aponta o caminho. Agora cabem aos governantes, gestores públicos e planejadores urbanos utilizarem essas informações em favor das cidades e das pessoas. É um problema complexo que precisa ser encarado o quanto antes”, advertiu.

CÂMARA MINAS GERAIS – ISRAEL

A final da reunião, o deputado Arantes convidou os sócios da ACMinas para o lançamento da Câmara de Comércio e Indústria Minas Gerais – Israel de que será realizado no próximo dia 23 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Salão Nobre da ALMG.

Arantes também sugeriu ao presidente Lindolfo Paoliello que convide para visitar a ACMinas o novo superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, em Minas, João Carlos Gontijo Amorim.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *