ESTUDOS EXPLICAM AS CAUSAS DO PROBLEMA QUE AFETA CIDADES EM TODO O MUNDO
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou nesta terça-feira (09/08/16), na Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), a convite do presidente Lindolfo Paoliello, da reunião semanal da entidade que discutiu os resultados de uma investigação sobre “Cidades e Mobilidade Urbana”. O estudo faz parte do Projeto Futuro das Cidades realizado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e tem como objetivo oferecer soluções para problemas de trafego nas grandes metrópoles do Brasil e do mundo.
O deputado Arantes, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, dos Lojistas e dos Prestadores de Serviços de Minas Gerais, vê com preocupação o tema. “Quanto mais tempo demoramos no trânsito, mais prejuízos estamos sujeitos, a começar pela saúde. Iniciativas positivas, que apontam soluções para esse problema merecem nosso apoio. Por isso estou aqui para contribuir como deputado e cidadão”, explicou.
A apresentação do estudo foi feita pelo especialista em Future Insights, da Diretoria de Planejamento e Estratégia de Produto da FCA, Mateus Lima Silveira. Segundo ele, as pessoas se movem em busca de oportunidades, que podem ser: trabalho, escola, lazer, compra de mercadorias, etc. Ter mobilidade é ter acesso a essas oportunidades com menor tempo, menor distância percorrida e com menos dinheiro gasto. A maioria das viagens nas principais regiões metropolitanas do Brasil (cerca de 70%) são feitas em direção à escola ou ao trabalho utilizando o transporte público. Criar mecanismos para aproximar as pessoas das oportunidades é a solução para o problema. “Oferecer uma infraestrutura de qualidade é parte da solução, isso inclui ruas, avenidas, viadutos, ciclovias, corredores de ônibus, calçadas, etc. Elas podem melhorar o trânsito, mas melhorar a mobilidade das pessoas é outra coisa. É nisso que temos que concentrar nossos esforços”, afirmou.
O deputado Arantes elogiou a apresentação. “O estudo da FCA aponta o caminho. Agora cabem aos governantes, gestores públicos e planejadores urbanos utilizarem essas informações em favor das cidades e das pessoas. É um problema complexo que precisa ser encarado o quanto antes”, advertiu.
CÂMARA MINAS GERAIS – ISRAEL
A final da reunião, o deputado Arantes convidou os sócios da ACMinas para o lançamento da Câmara de Comércio e Indústria Minas Gerais – Israel de que será realizado no próximo dia 23 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Salão Nobre da ALMG.
Arantes também sugeriu ao presidente Lindolfo Paoliello que convide para visitar a ACMinas o novo superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, em Minas, João Carlos Gontijo Amorim.