Início » Destaque » DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE RECEPÇÃO AO EMBAIXADOR DA INDONÉSIA

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE RECEPÇÃO AO EMBAIXADOR DA INDONÉSIA


Na tarde desta quarta-feira (19/02), estive na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), para receber a comitiva do embaixador da Indonésia no Brasil. Edi Yusup veio acompanhado de seus assessores, Ibnu Swantoro, Anis Mustofa, e Albert Leopold Pondaag.

O motivo da reunião foi o início das negociações de cooperação mútua na área de comércio entre os países. Assim como o Brasil, principalmente Minas Gerais, a Indonésia tem  a sua economia pautada na mineração, especialmente de níquel, agropecuária, baseada em cereais, e o turismo, por conta de suas ilhas. 

Edi Yusup nos apresentou números e estatísticas econômica/sociais do país que tem 70% da sua população em idade entre 15 e 20 anos. Conversamos também sobre a desburocratização que o país vem implantando, o que facilita o comércio, principalmente o exterior e também atrai investidores de todo mundo.

O café também foi pauta do nosso diálogo. A Indonésia produz 11 milhões de sacas de café por ano, número muito diferente do que em 2006, quando essa produção era apenas de 6 milhões. Isso só foi possível por conta de investimentos na agricultura e tecnologia de produção.

Durante minha fala, apresentei ao embaixador, a proposta da criação de uma organização dos produtores de café. Juntos, Brasil, Vietnã, Colômbia e Indonésia são responsáveis pela produção de 75% do café do mundo. Mas, infelizmente, mesmo isso gerando grandes fortunas, o produtor fica apenas com 8% do PIB dessa produção. “O valor real fica da porteira da fazenda para fora. Assim o produtor sofre. Em alguns casos, não consegue nem pagar a própria produção, muito menos ter lucro sobre ela. Por isso a importância da criação dessa organização, para mostrar a força dos produtores, propondo preços justos e reconhecimento de um dos setores mais importantes do país”, afirmei.

Edi Yusup ficou muito feliz com a recepção e se mostrou aberto a dialogar com Minas Gerais, fazendo acordos que podem beneficiar os dois lados. “Durante meu trabalho como embaixador, já fui mandado para sete países diferentes, mas, o Brasil é de longe o meu preferido. As pessoas aqui são acolhedoras, e isso é muito importante como base de um acordo comercial. Levarei todas as propostas apresentadas aqui para o presidente e tenho certeza que logo chegaremos a uma solução”, disse.

Aguinaldo Diniz Filho, diretor da ACMinas, colocou a instituição a plena disposição, para que possamos alcançar mais esse avanço comercial em Minas Gerais. “É muito importante que tenhamos essa discussão, que tenho certeza, dará ótimos frutos. Sobre o café, o deputado Arantes fala como produtor e legislador. A criação da organização é necessária, pois o café, assim como o queijo e outros produtos do estado, forma a identidade de Minas Gerais”, finalizou.

Também participaram a reunião Roberto Fagundes, representante do Conselho Superior da ACMinas; Sílvio Soares Nazaré, Presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais; Octávio Elísio Alves de Britto, Presidente do Conselho Empresarial de Turismo; Matias Antonio Senra de Vilhena, Representante do EREMINAS; Paulo Ricardo Parma, Gerente Comercial da Associação Mineira de Supermercados (AMIS); Mariana Rodrigues Leite Ribeiro, Assessora de Cooperação Internacional do Estado de Minas Gerais; Rayssa Damásio, Analista de Relações Internacionais; Rodrigo Araújo, Estagiário de Relações Internacionais; além do meu assessor, Wander Aguiar. 

Verifique também

DEPUTADO ARANTES LIBERA MAIS R$ 322 MIL PARA A SAÚDE DE ARCOS

Novo recurso, já em conta, no valor de R$ 322.862,00, chega para se somar aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *