Início » Destaque » Deputado Arantes participa de reunião do Conselho Estadual de Turismo

Deputado Arantes participa de reunião do Conselho Estadual de Turismo

Setor registra crescimento no Estado e apresenta planos para os próximos três anos

 

 

 

O presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), participou nesta segunda-feira (14/12/15) da reunião de balanço de final de ano do Conselho Estadual de Turismo.

A reunião contou com presença do secretário de Estado de Turismo, Mário Caixa; da secretária-adjunta, Silvana Nascimento, e de representantes do setor, além de estudantes.

No encontro foi apresentado o balanço do turismo no Estado, em 2014, e os planos do governo para os próximos três anos.

Pelos dados apurados, houve um crescimento de 4,3% no fluxo de visitantes a Minas Gerais. Ao todo, 24 milhões de turistas estiveram em nosso Estado no ano passado, o que representou uma injeção de R$ 16,7 bilhões na economia mineira.

Para o deputado Antônio Carlos Arantes, o aumento no número de turistas é resultado dos investimentos dos governos Aécio e Anastasia. “A criação dos Circuitos Turísticos e a recuperação das estradas no interior abriram as portas para os nossos atrativos naturais, para a nossa cultura e para nossa gastronomia. E o resultado aí está”, afirmou.

Segundo o estudo apresentado, a maior parte dos visitantes veio a lazer ou a passeio. Em segundo lugar, estão os que vieram visitar parentes ou amigos, e, em terceira posição, os que aqui estiveram em turismo de negócio.

O gasto médio por viagem foi de R$ 742,50 e a média de permanência de 6,3 dias. Para a grande maioria, 92,7%, a viagem a Minas Gerias atendeu plenamente ou superou as expectativas.

Outra notícia reveladora é a de que mais turistas estrangeiros entraram no Brasil pelo aeroporto de Confins. A maior parte deles, dos Estados Unidos, cerca de 50 mil. A realização da Copa do Mundo impactou diretamente o fluxo dos estrangeiros.

 

Planos para os próximos três anos

 

Para os próximos três anos a secretaria de Estado de Turismo pretende se concentrar em ações que valorizem ainda mais os circuitos turísticos e as atrações regionais. O deputado Arantes aprovou a decisão: “Nisso, o nosso Estado é muito bom. Temos muitas atrações diferentes e diversos produtos para oferecer”, explicou.

Para o deputado, a Comissão de Turismo está de portas abertas para apoiar o setor na Assembleia Legislativa. “Vamos continuar pressionando os governos estadual e federal por mais verbas para a divulgação das nossas potencialidades fora do Estado e por mais investimentos em infraestrutura nos circuitos”, finalizou.

 

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *