Início » Assembleia Legislativa » DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE REUNIÃO DO SISTEMA OCEMG

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE REUNIÃO DO SISTEMA OCEMG

A convite do presidente Ronaldo Scucatto, o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou na quinta-feira, (12/04/18), da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocemg, que reuniu cerca de 50 cooperados. Arantes é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O presidente Ronaldo Scucatto saudou o deputado: “Antonio Carlos Arantes é amigo e defensor do cooperativismo. Ele é o nosso representante na ALMG e está cuidando dos nossos projetos que tramitam naquela Casa. Somos gratos por tudo e na hora certa vamos retribuir o que ele tem feito pelo cooperativismo”, afirmou.

Arantes agradeceu o convite: É sempre um prazer estar aqui onde tenho a alegria de reencontrar vários amigos. Quero mais uma vez reafirmar meu compromisso com o cooperativismo. Todos sabem o papel que o agro tem no desenvolvimento do Brasil e o cooperativismo tem uma participação muito grande nisso. Está presente não só na produção, como na organização do setor e na disponibilização de crédito. Nosso gabinete é o quartel-general do cooperativismo e estamos de portas abertas para recebê-los”, ressaltou.

 

FRENTE PARLAMENTAR DO COOPERATIVISMO

 

O cooperativismo faz parte da história de vida do deputado Antonio Carlos Arantes. Começou na infância, foi a base na adolescência e sempre norteou seus passos na vida adulta. Ao se tornar deputado estadual, o cooperativismo tornou-se parte do seu mandato.

Como presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop – MG), composta por 36 deputados estaduais de vários partidos.

A Frencoop já enfrentou muitas batalhas sendo responsável pela elaboração de 12 normas jurídicas, entre leis, decretos e resoluções, que impactaram diretamente no cooperativismo, na economia e no mercado.

Entre elas a Lei 15.075 que criou a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, a criação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, que tem o cooperativismo como um dos seus pilares, e a garantia de uma cadeira para a Ocemg na Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

A Frencoop, liderada pelo deputado Arantes, lutou contra a proposta do governador petista, Fernando Pimentel, de acabar com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que tinha na sua estrutura a Superintendência do Cooperativismo. A secretaria não foi extinta, mas foi fundida com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Não foi o melhor, mas o pior foi evitado.
Entre as matérias legislativas em tramitação estão a PEC 1/2015, que equipara e dá ao dirigente de cooperativa de crédito de servidores públicos o mesmo direito que é dado aos sindicados de ter, de acordo com o número de cooperados, dirigentes à disposição, e o Projeto de Lei 744/2015 que dispõe sobre as despesas para a cobertura do curso de processamento de dados, no caso de consignação em folha de pagamento de servidor público, para amortização de empréstimo ou financiamento.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES PARTICIPA DE REUNIÃO PELA DESBUROCRATIZAÇÃO NA FIEMG

A convite do presidente da Frente Parlamentar Pela Desburocratização, deputado Guilherme da Cunha, o vice-presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *