Capa » Assembleia Legislativa » DEPUTADO ARANTES PRESIDE O ÚLTIMO FÓRUM REGIONAL DAS STARTUPS EM MONTES CLAROS

DEPUTADO ARANTES PRESIDE O ÚLTIMO FÓRUM REGIONAL DAS STARTUPS EM MONTES CLAROS

1089774OBJETIVO É COLHER SUGESTÕES PARA POLÍTICA DE ESTÍMULO AO SETOR

Montes Claros (Norte de Minas) recebe o último encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento acontece na sexta-feira (4/11/16), nauditório da Unimontes, a partir das 8 horas. Interessados podem se inscrever pelo Portal da ALMG ou no local.

Essa é a quarta e última etapa do Fórum Regional das Startups que tem como objetivo colher sugestões da sociedade local para a política estadual de estímulo ao desenvolvimento do setor, formado por empresas de alta tecnologia que tem na internet seu ambiente de atuação. As startups são projetadas para explorar novos produtos ou serviços sob condições muito diferentes das empresas tradicionais e em condições de extremo risco mercadológico.

Para o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), um dos autores do Projeto de Lei (PL) 3.578/16, que cria a Lei da Startups em Minas, ao lado do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), é um ciclo que se encerra. “Estivemos em Santa Rita do Sapucaí, Uberlândia e Viçosa. Agora vamos a Montes Claros dialogar com o publico interessado e ouvir deles o que devemos tratar no nosso Projeto de Lei”, informou.

PROGRAMAÇÃO

Para o encontro em Monte Claros está previsto na abertura um painel de contextualização com vários convidados, entre eles, o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Roberto Rosenbaum; o secretário-executivo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira (Fundetec), Haroldo de Moraes Lopes; o desenvolvedor da AgroWet, Lucas Teixeira Moura Soares; o CEO da empresa Embratec, desenvolvedora do aplicativo Advogar, Rômulo Gomes Lima; o fundador do Entregar, Maycon Willer Ribeiro Machado; o fundador da Quero Publicidade e co-fundador da ResultaDo, Renan Soares Teixeira.

Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: Conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Além dessas atividades, também será discutido e aprovado o documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será realizado na ALMG entre 23 e 25 de novembro.

CRESCE MOVIMENTO DE ESTÍMULO ÀS STARTUPS EM MONTES CLAROS

Um dos estímulos à criação de startups em Montes Claros é a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes, que, desde 2012, abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes), além do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (Ágora Unimontes).

Segundo a diretora-executiva da Inemontes, Sara Antunes, o objetivo da incubadora é fomentar empreendimentos, contribuindo com a formação e a fixação na cidade de mão de obra qualificada e com o desenvolvimento de todo o Norte de Minas. A incubadora dá apoio inicial na parte de legislação, de contabilidade e de acompanhamento de uma empresa.

Na opinião de Sara Antunes, nos últimos anos, tem acontecido um “movimento forte” em Montes Claros em prol das startups e da inovação. “Cito como exemplo a Minas UP, que é formada por um grupo imenso de empreendedores”, destaca.

Na visão de Sara Antunes, o marco legal proposto pelo Projeto de Lei (PL) 3.578/16 vai contribuir para o crescimento desses empreendimentos. “Acho extremamente importante esse projeto. O grande problema no País é a falta de marcos legais e a insegurança jurídica. Se não há regras claras, ninguém investe. E uma lei é fundamental para estimular as empresas a investirem em inovação”, ressalta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*