Capa » Agroindústria » DEPUTADO ARANTES PROMOVE DEBATE SOBRE O SETOR SUCROENERGÉTICO
DEPUTADO ARANTES PROMOVE DEBATE SOBRE O SETOR SUCROENERGÉTICO

DEPUTADO ARANTES PROMOVE DEBATE SOBRE O SETOR SUCROENERGÉTICO

A pedido do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debateu na quarta-feira, (20/06/2018), a situação econômica do setor sucroenergético no Estado. O objetivo era buscar condições favoráveis para a realização 10ª Edição do Canacampo que este ano passará a se chamar MegaCana Tech Show. A meta é mostrar “a evolução da cana e do campo para o Brasil”.

Participaram o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos Filho; o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo),Marcos Brunozzi; o prefeito de Pirajuba, Rui Ramos; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; prefeito de Planura, Paulo Barbosa; prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires; o prefeito de Veríssimo, Luizinho do Doca; a analista de Agronegócios do Sistema Faemg, Ana Carolina Alves Gomes, e o Analista Institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela da Silva, além de produtores e usineiros.

O deputado Arantes, que é presidente da Comissão, justifica a importância do setor para a economia brasileira: “A cana já foi vista como vilã no passado, mas transformou-se numa grande força econômica do campo. Da cana aproveita-se tudo na produção de energia limpa e renovável. Vira açúcar, etanol e até energia elétrica. Então, já passou da hora do governo atual apoiar este setor reduzindo a alíquota do ICMS, como fez o governo passado do PSDB”, afirmou.

O presidente da Siamig, Mário Campos Filho, falou sobre o evento deste ano: “Os números explicam a mudança de Canacampo para MegaCana. Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional de açúcar, com 3,7 milhões de toneladas, e o terceiro produtor de cana, com 65 milhões de toneladas, e também o terceiro produtor de etanol, com 3 bilhões de litros por ano. E o Brasil ainda consome cerca de 4% de energia elétrica produzida com bagaço e palha”, revelou.

Mário Campos Filho agradeceu o apoio do deputado Arantes: “Somente um deputado comprometido com o produtor rural convocaria essa audiência pública. Durante a greve dos caminhoneiros ele trabalhou e conseguiu que as usinas vendessem o etanol diretamente para os postos de combustíveis. Ainda que temporária, foi uma vitória para o produtor. Mas agora o Senado aprovou essa ideia e em breve isso se tornará lei”, ressaltou. O presidente da Siamig anunciou ainda a construção de mais duas indústrias no estado, que passaria a contar com 36 usinas. O setor é responsável pela geração de 170 mil empregos diretos e indiretos em 126 municípios mineiros.

Para o presidente da Canacampo, Marcos Brunozzi, o encontro deste ano será histórico: “Pela primeira vez vamos unir o produtor e a indústria num mesmo evento mostrando que um não existe sem o outro, e que precisam andar juntos e afinados”, revelou.

HOMENAGEM AO DEPUTADO ARANTES

Em reconhecimento ao trabalho do deputado Antonio Carlos Arantes, o presidente Marcos Brunozzi entregou uma placa de agradecimento ao parlamentar com os seguintes dizeres: “A diretoria da Canacampo reconhece o trabalho do deputado Antonio Carlos Arantes em prol dos fornecedores de cana-de-açúcar e do setor sucroenergético”.

A MegaCana Tech Show acontece nos dias 8 e 9 de agosto, em Campo Florido, e contará mais uma vez com o apoio da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>