Capa » Fortaleza de Minas » Deputado Arantes propõe audiência pública na ALMG para discutir o fechamento da Votorantim Metais, de Fortaleza de Minas

Deputado Arantes propõe audiência pública na ALMG para discutir o fechamento da Votorantim Metais, de Fortaleza de Minas

Preocupado com o anúncio do encerramento das atividades da Votorantim Metais, no município de Fortaleza de Minas, e a consequente demissão de cerca de 700 trabalhadores, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) solicitou uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o assunto. “Queremos ouvir os trabalhadores e os representantes da empresa, chegar a um entendimento e pensar ações para amenizar os impactos negativos na comunidade de Fortaleza de Minas.

Nesta quinta-feira (31/10), Arantes recebeu diretores da Votorantim. Antônio Eymard Rigobello (gerente geral), Lucélio de Moraes (gerente geral de Relações Governamentais) e Renato Maia Lopes (gerente geral Jurídico) demonstraram preocupação diante da audiência pública na ALMG e explicaram para o deputado os problemas que a empresa vem enfrentando com a constante queda do preço do níquel.

Em 1998, a tonelada de níquel valia 48 mil dólares; em 2008, passou a custar 21 mil dólares; e hoje a tonelada vale 13 mil dólares. Além da queda no preço, os gerentes alegaram que a mina de Fortaleza de Minas está se esgotando. Em função disso, afirmaram ser muito difícil manter e empresa funcionando.

Além de marcar a audiência pública na ALMG e se reunir com os gerentes da Votorantim, o deputado foi até a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, na quinta-feira (31/10), para solicitar ajuda do Governo de Minas. Participaram da reunião os secretários Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social), a prefeita de Fortaleza de Minas, Neli Leão do Prado; o vereador Fernando Meleiro; e o secretário municipal de Planejamento, Balduíno. A secretária se comprometeu a estudar saídas para o problema, como a atração de uma outra empresa para Fortaleza de Minas.

Na sexta-feira passada (25/10), o deputado participou da audiência pública “Pela manutenção dos empregos e funcionamento da Votorantim Metais”, na sede da Câmara Municipal de Fortaleza de Minas, para discutir a preocupante situação. De iniciativa da Câmara Municipal, a audiência contou com as presenças do secretário Carlos Melles, do deputado federal Renato Andrade, de vereadores de Jacuí, Passos e Pratápolis, além de representantes dos sindicatos dos trabalhadores. Gostaria de parabenizar os nove vereadores de Fortaleza de Minas – Jurubel, Marcinho, Adenilson (presidente), Wilson (vice-presidente), Gabriel, Fernando, Evair, Ernani e Amaral pela iniciativa.

O deputado se reuniu com os representantes da Votorantim em seu gabinete para discutir as demissões em Fortaleza de Minas. (Foto: Ana Karenina)

O deputado se reuniu com os representantes da Votorantim em seu gabinete para discutir as demissões em Fortaleza de Minas. (Foto: Ana Karenina)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>