Início » Agricultura » DEPUTADO ARANTES REÚNE SECRETÁRIOS DE ESTADO E DEPUTADOS PARA DISCUTIR PROBLEMAS DOS PRODUTORES RURAIS

DEPUTADO ARANTES REÚNE SECRETÁRIOS DE ESTADO E DEPUTADOS PARA DISCUTIR PROBLEMAS DOS PRODUTORES RURAIS

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antonio Carlos Arantes, acompanhado dos deputados Inácio Franco, Luiz Humberto e Coronel Henrique, recebeu para um café da manhã, na terça-feira (02/07/19), os secretários de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e de Meio Ambiente, Germano Vieira, além do superintende estadual do Banco do Brasil, Ronaldo Alves de Oliveira, e o gerente de Mercado do BB, Daniel Batista Alves.

O encontro, realizado na ALMG, discutiu problemas enfrentados pelo produtor rural. Entre eles, a burocracia para conseguir licença ambiental e/ou outorga; a liberação de financiamentos para agricultura de baixo carbono; a reservação de água, e o fato de os produtores serem multados quando procuram a Semad para legalizar suas propriedades.

O deputado Arantes justificou a presença de todos: “A cada dia aumenta o número de reclamação de produtor que quer produzir e enfrenta problemas. O próprio governador Zema tem proposto incentivar a agricultura como forma de gerar emprego e renda, mas a burocracia tem dificultado. Por isto, promovemos este encontro, para a gente conversar e buscar soluções”, explicou.

PLANO SAFRA 2019

Um dos principais temas tratados foi o Plano Safra 2019, que está tirando o sono dos produtores rurais. Para conseguir o financiamento eles precisam ter licença ambiental e outorga, se utilizarem recursos hídricos, e muitos não têm nem um, nem outro.

Para solucionar o problema, a secretária Ana Maria Valentini sugeriu ao secretário Germano que a Semad assine um TAC Administrativo (Termo de Ajuste de Conduta) com os produtores, onde eles se comprometem, num prazo de dois anos, a se regularizarem. Assim, ficariam aptos a conseguirem as licenças para apresentarem ao banco. A proposta foi considerada e cabe agora a instituição financeira decidir se aceita o TAC ou não.

Em resposta, o superintende do Banco do Brasil, Ronaldo Alves de Oliveira anunciou: “vamos apresentar o assunto ao conselho do banco e dar uma resposta o mais rápido possível”, garantiu.

“Esperamos que dê certo, porque os produtores não podem perder o financiamento do Plano Safra”, desejou a secretária Ana Maria Valentini, que fez questão de parabenizar Arantes pela iniciativa: “Este encontro foi extremamente providencial porque precisávamos falar sobre esses problemas”, ressaltou.

O secretário Germano também agradeceu o parlamentar. “O deputado Arantes nos deu a oportunidade de ouvir e esclarecer alguns pontos. A burocracia existe, faltam servidores para o trabalho, mas, conversando, a gente vai seguindo em frente”, finalizou.

Os deputados presentes também consideraram bastante positivo o encontro e parabenizaram Antonio Carlos Arantes pela reunião.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES APOIA CONSTRUÇÃO DE FÓRUM EM PARAGUAÇU

Em mais uma ação do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, junto ao Tribunal de Justiça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *