Capa » Agricultura familiar » Deputado visita Feira de Agricultura Familiar em evento na ALMG
Deputado visita Feira de Agricultura Familiar em evento na ALMG

Deputado visita Feira de Agricultura Familiar em evento na ALMG

Antonio Carlos quer feira semanalmente na praça da Assembleia

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou, nesta segunda-feira (03/07/17), da solenidade de abertura da Semana da Gastronomia Mineira, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde agricultores de vários municípios do Estado estavam comercializando seus produtos na Feira da Agricultura Familiar. O evento é resultado de uma parceria entre a Assembleia, a Frente da Gastronomia Mineira, a Emater e o Instituto Eduardo Frieiro.

Em seu discurso, Arantes anunciou que já havia apresentado requerimento na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, da qual é o presidente, solicitando que a Feira da Agricultura Familiar aconteça semanalmente na Praça da Assembleia. “Nós temos o produtor, temos o produto de excelente qualidade com preços competitivos e temos um bom público consumidor na região. Não podemos perder tempo. Por isso apresentamos esse requerimento”, disse o deputado.

Para Antonio Carlos, a Agricultura Familiar é uma ótima forma de enfrentar a crise econômica e os altos índices de desemprego. “Além de gerar emprego e renda no campo e na cidade, dentro da família e no comércio local, a Agricultura Familiar faz o dinheiro girar e forma uma corrente positiva. Nesse caso, ainda temos o valor agregado da gastronomia e do turismo. Nosso Estado é de uma riqueza única e um evento como esse fortalece a economia mineira”, discursou durante a solenidade o deputado Arantes.

O parlamentar fez questão de visitar as cerca de 20 barracas com produtos para todos os gostos: desde quitandas, como a queca, de Nova Lima (RMBH), um bolo feito com frutas secas, sementes e mel, produtos típicos como a cachaça artesanal, queijo minas, produtos derivados do leite de ovelha e cabra, artesanato, ingredientes para pratos tradicionais e ainda frutas e hortaliças agroecológicas. E saiu da feira com as sacolas cheias.

‘‘Em um país como o Brasil, que é campeão mundial no uso de agrotóxicos, poder consumir produtos sem veneno é um privilégio. Aqui temos alimento de qualidade e podemos pensar em qualidade de vida. Além disso, vamos quebrar um paradigma de que apenas o que tem agrotóxico fica bonito. Os legumes, frutas e verduras daqui estão belíssimos e fazem bem à saúde”, afirmou o parlamentar.

Além da Feira da Agricultura Familiar, outras atividades estão na programação até domingo (09/07/17), em comemoração à Semana da Gastronomia Mineira. Oficinas, palestras, demonstrações culinárias e entregas de prêmios são algumas delas. Todas as atividades são gratuitas, com inscrições no local uma hora antes de cada atividade. A programação completa pode ser conferida no site da Frente da Gastronomia Mineira.

Uma Reunião Especial no Plenário também vai marcar a abertura da Semana da Gastronomia Mineira, às 20 horas. Nessa data, também comemora-se o Dia da Gastronomia Mineira, resultado da Lei 20.577, de 2012, aprovada na ALMG. Na solenidade, será feita uma homenagem à Nelsa Josefina Trombino, fundadora do tradicional Restaurante Xapuri, símbolo da culinária mineira que completa 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>