Início » Destaque » EM DEFESA DO LAGO DE FURNAS
Antonio Carlos Arantes (1º- vice-presidente da ALMG - PSDB/MG)

EM DEFESA DO LAGO DE FURNAS

Em mais uma reunião (remota) para tratar sobre cota mínima 762,00 (metros) para o lago de Furnas, o deputado Antonio Carlos Arantes participou, junto a outros parlamentares, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

No início do ano, o deputado Arantes esteve em Brasília para uma reunião na ONS para tratar sobre o assunto. O encontro teve saldos positivos, mas o parlamentar continua na luta se propondo a criar projetos de leis que levem a colocação da cota mínima. Além disso, Arantes também participou de audiência pública provocada pelo senador Rodrigo Pacheco com a presença dos também senadores Antonio Anastasia, Calos Viana e vários parlamentares mineiros.

Durante a discussão nesta semana, foram apresentados relatórios mostrando os impactos na questão do armazenamento de água e produção de energia que a cota 762 traria para o estado e também para o Brasil. Além disso, representantes de grupos em defesa do Lago de Furnas mostram images do reservatório cheio, o que permite a criação de peixes em tanques rede, o transporte de balsas, transporte de animais e o fortalecimento do turismo, além do crescimento dos investimentos na região.

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes há 20 anos defende a cota mínima para o Lago de Furnas. Em sua fala durante a reunião, ele diz sobre a importância do Lago como um patrimônio para a região. “Quando ele está elevado é investimento na construção civil, no agronegócio. Mas, vendo esses números, a gente percebe que a política mesmo do governo é gerar energia e não a manutenção, isso nos preocupa. Existem outros meios para a geração de energia como a energia solar e o Brasil, especialmente Minas Gerais, tem muito potencial para isso, só precisa ser bem explorado”, disse o deputado.

“Essa bandeira na defesa do Lago de Furnas, especialmente da cota 762, hoje está muito fortalecida por que tem apoio político muito fortes, de senadores, deputados federais e estaduais, moradores, empresários. Inclusive, com um forte engajamento nas redes sociais, como tem sido o grupo PRÓ-FURNAS.”

Ainda segundo o deputado, “analisando os números, o fato da represa estar abaixando certa de 5 a 8 centímetros por dia é muito preocupante. Mostra que os órgãos do governo, principalmente a ANEEL, não está preocupada em manter a cota 762,00, nossa principal reivindicação.”

Presente também na reunião estava o Senador Antonio Anastasia, um dos representantes dos mineiros no senado e grande defensor da causa. Além dele, representantes da ONS, ANA, IGAM, OAB, Secretaria de Cultura e Turismo, Balneário Furnas Tur e AMAFurnas, ALAGO, Federação dos Circuito Turístico Lago de Furnas, ANEEL, Movimento Pró Furnas 762, MDR, CBH, MMA, MME, IBAMA, Representante da Federaminas, e o Promotor de Justiça da comarca de Guapé-MG.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES LIBERA MAIS R$ 322 MIL PARA A SAÚDE DE ARCOS

Novo recurso, já em conta, no valor de R$ 322.862,00, chega para se somar aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *