Capa » Assembleia Legislativa » FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA E PF VÃO TRAÇAR PLANO DE SEGURANÇA PARA MINAS
FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA E PF VÃO TRAÇAR PLANO DE SEGURANÇA PARA MINAS

FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA E PF VÃO TRAÇAR PLANO DE SEGURANÇA PARA MINAS

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou na quarta-feira, (18/04/18), em Brasília, de uma audiência agendada pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) com ministro da Segurança Pública, Raul Junggman. O encontro contou com a presença do deputado federal Renato Andrade (PP-MG); dos prefeitos Walker Américo Oliveira (São Sebastião do Paraíso) e Jarbas Correa Filho (Guaxupé), e do vereador paraisense Vinício Scarano.

Os parlamentares foram solicitar ao ministro Junggman providências contra a onda de ataques a bancos no estado.

O deputado Arantes explicou que isso está trazendo um enorme prejuízo para os municípios: “Os bancos levam quase um ano para reconstruírem as agências destruídas e a economia dessas cidades para. O dinheiro some do comércio e as pessoas têm que fazer suas transações financeiras em outro lugar. Isso está matando os pequenos municípios”, afirmou.

O deputado Carlos Melles apresentou números ao ministro: “Em 2017, 40% dos ataques em Minas foram no Sul do estado. É uma ação criminosa que traz enormes prejuízos, abala a população e causa transtornos emocionais aos bancários”, pontuou.

Diante da reivindicação dos parlamentares, o ministro da Segurança Pública determinou algumas medidas iniciais para se construir um plano de segurança para as regiões afetadas.

O ministro Junggman assegurou o envio de uma equipe da Força Nacional de Segurança para realizar um profundo diagnóstico, enxergando com olhar técnico as necessidades para ampliar o sistema público de segurança dos municípios da região. Em paralelo, uma equipe da Polícia Federal também irá contribuir neste processo, utilizando sua área de inteligência para traçar este planejamento de ação.

Os prefeitos comemoraram a decisão: “Essa é uma grande conquista e vamos dar todo apoio para que essas medidas sejam implantadas em nosso município”, afirmou Jarbinhas. Walquinho concordou e fez questão de agradecer aos deputados Melles e Arantes por essa vitória: “Vai ser um alívio para todos nós. Podem contar com meu apoio”, ressaltou.

Audiência ministro Junggman 2 (1)

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Outro ponto abordado na audiência foi uma parceria entre o Ministério da Segurança Pública com os municípios, criando um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, com a missão de buscar recursos e definir estratégias de ação nesta área específica, com apoio amplo de parlamentares e prefeitos.

De acordo com o deputado Carlos Melles, a partir deste levantamento, será possível ter em mãos um estudo técnico de alto nível para subsidiar ações permanentes de segurança a região, envolvendo recursos financeiros, técnicos, logísticos e de infraestrutura, oferecendo suporte efetivo e eficiente para as forças de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>