Capa » Assembleia Legislativa » FÓRUM DAS STARTUPS, QUE NASCEU DE PROJETO DO DEPUTADO ARANTES, TEM RELATÓRIO FINAL APROVADO
FÓRUM DAS STARTUPS, QUE NASCEU DE PROJETO DO DEPUTADO ARANTES, TEM RELATÓRIO FINAL APROVADO

FÓRUM DAS STARTUPS, QUE NASCEU DE PROJETO DO DEPUTADO ARANTES, TEM RELATÓRIO FINAL APROVADO

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (6/3/18), o relatório final do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública.

Fórum foi um desdobramento do Projeto de Lei 3.578/2016 que tem como autor o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) e como coautor o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB). O Projeto tem como objetivo discutir a formulação de políticas públicas de incentivo à nova indústria das startups, promovendo seu desenvolvimento no Estado por meio de incentivos fiscais e de estímulos às parcerias entre as universidades e os setores públicos e privado.

O deputado Arantes justificou a importância do Projeto de Lei: “As startups são as empresas do mundo digital que estão mudando a economia de vários países. O Brasil, especificamente Minas Gerais, não pode perder o trem da história, por isso estamos criando o primeiro Marco Regulatório das Startups no país”, explicou.

FÓRUM TÉCNICO DAS STARTUPS

Em 2016, foram instaladas três subcomissões temáticas que elaboraram o documento-base de propostas que foram discutidas em encontros regionais e, posteriormente, na etapa final. A subcomissão 1 debateu sobre “Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores”; a subcomissão 2, “Startups, políticas e desburocratização”; e a subcomissão 3, “Startups, investimentos e incentivos”.

ENCONTROS REGIONAIS

De outubro a novembro de 2016, o fórum técnico organizou encontros regionais para discussão com o público interessado e recebeu 46 novas propostas. Também foram eleitos 48 representantes regionais, sendo sete do poder público e 41 da sociedade civil.

Em 2017, na plenária final realizada em Belo Horizonte, foi eleito o Comitê de Representação que discutiu as propostas, cujo relatório final foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*