Início » Destaque » INTERNET 5G É DEBATIDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA A PEDIDO DO DEPUTADO ARANTES
Antonio Carlos Arantes (1º- vice-presidente da ALMG - PSDB/MG)

INTERNET 5G É DEBATIDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA A PEDIDO DO DEPUTADO ARANTES

A pedido do deputado Antonio Carlos Arantes, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa (ALMG) realizou uma Audiência Pública para debater o uso da nova internet 5G.

Arantes, que é autor da “Lei das Startups”, justificou a reunião: “A convite do governador Romeu Zema eu tive a oportunidade de conhecer o Sistema 5G, que está sendo testado no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí. É realmente algo inovador para o nosso tempo e será muito mais rápida e mais segura. Vai beneficiar tanto quem mora na cidade como na zona rural. Vamos ter uma revolução na forma de usar internet, inclusive na medicina, com a realização de consultas e cirurgias a longa distância. Quem tá em São Sebastião do Paraíso, por exemplo, pode ser atendido por um médico de Belo Horizonte sem sair de casa. Mas, para isto, precisamos criar um ambiente legal para receber essa nova tecnologia. É isso que começamos a discutir aqui hoje, para ver como nós deputados podemos ajudar”, explicou.

Participaram dos debates os deputados Tiago Cota (presidente da Comissão), Dalmo Ribeiro, Roberto Andrade, João Leite e Guilherme da Cunha. E, entre os convidados, a prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, que representou a Associação Mineira dos Municípios (AMM); o gerente da Vivo, Ricardo Mascarenhas; o diretor da TIM, Ricardo Alves; o presidente do Sindicato da Indústria Digital de Minas Gerais (Sindinfor-MG), Fábio Veras; a presidente da Comissão de Direitos para Startups da OAB Minas Gerais, Paula Figueiredo, e o desenvolvedor Edílson Cruz.

O Gerente da Vivo, Rodrigo Mascarenhas, informou que as empresas de telefonia aguardam leis que permitam o uso pleno do 5G: “Esse é um problema que temos que superar, principalmente nos municípios, uma vez que cada um deles têm a sua própria lei para a colocação de antenas. Graças ao deputado Arantes pudemos falar disso aqui”, afirmou. Já a prefeita Iza Menezes, por sua vez, explicou que os municípios ainda têm pouca informação a respeito: “Vim a convite do deputado Arantes porque este é um tema que interessa a todos nós. E a AMM quer acompanhar de perto”, ressaltou.

Para o presidente do Sindinfor, Fábio Veras, o deputado Arantes está de parabéns pela iniciativa: “Ainda tem gente que acha que a Intenet 5G emite muita radiação e que mata passarinho, mas não é verdade. E temos a oportunidade deixar isso claro aqui, graças ao deputado Arantes”, destacou.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o leilão da frequência 5G está previsto para ocorrer em março de 2020, se não tiver atraso.

Verifique também

COM APOIO DO DEPUTADO ARANTES PROJETO QUE GARANTE SALÁRIOS E 13º A SERVIDORES É APROVADO

O deputado Antonio Carlos Arantes votou na quarta-feira (20/11/19) a favor do Projeto de Lei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *