Início » Destaque » Senar apoiará projeto que envolve a tilápia na região de Furnas

Senar apoiará projeto que envolve a tilápia na região de Furnas

 

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) e o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), Fausto Costa se reuniram na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Belo Horizonte para discutir a possibilidade de investimentos no programa de fortalecimento da cadeia produtiva da tilápia, que tem sido realizado em alguns municípios da região com o apoio do Ministério da Pesca, EMATER e SEBRAE. Arantes e Fausto foram recebidos pelo superintendente do SENAR, Antônio do Carmo Neves e pelo coordenador de formação profissional rural da entidade, Luiz Ronilson. A ideia de apoiar o programa que envolve o fortalecimento da tilápia agradou aos representantes do SENAR, que se prontificaram em participar das ações que envolvem esta cadeia produtiva, a partir do ano que vem.

 

Arantes saiu bastante confiante da reunião. “Foi realmente um encontro muito produtivo, o pessoal do SENAR se mostrou muito sensível ao trabalho que a ALAGO tem realizado para valorizar a cadeia produtiva da tilápia na região de Furnas e isto envolve pescadores, criadores do peixe e é claro os consumidores. Sem dúvida, fortalece o desenvolvimento socioeconômico da região”. O parlamentar lembrou que já esteve em um dos eventos do circuito da tilápia em Carmo do Rio Claro e que constatou de perto o sucesso do peixe junto aos consumidores. “Provei várias iguarias feitas com tilápia e o nosso apoio é pelo desenvolvimento da região, mas também por saber que o peixe faz muito bem à saúde das pessoas”.

 

A importância do programa fica mais evidente em função da queda de produção da tilápia que deverá ficar 50% a menos que o ano passado, devido a estiagem registrada nas cidades que são banhadas pelo lago.

 

Segundo Fausto, a expectativa este ano é que sejam produzidas 3 mil toneladas. O secretário executivo da ALAGO explicou, ainda, que a redução de volume de água em Furnas deixou vários tanques-redes descobertos, fator que causou prejuízos aos piscicultores e investidores.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES REFORÇA AÇÃO PARA A CONEXÃO MINAS-LÍBANO

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu na terça-feira (03.09) com a presidente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *