Início » Destaque » SUAPI ASSUME CADEIA PÚBLICA DE NEPOMUCENO

SUAPI ASSUME CADEIA PÚBLICA DE NEPOMUCENO

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOLICITADA PELO DEPUTADO ARANTES MOTIVOU MUDANÇA

A cadeia pública de Nepomuceno foi encampada pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no dia 14/02/2017. Com a medida, a cadeia virou presídio administrado pelo governo e passou a contar com 30 agentes penitenciários, sendo 25 masculinos e 5 femininos, que assumiram o trabalho de guarda e atendimento aos 42 presos locais.

Essa era uma antiga reivindicação da cidade que o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), a pedido do vereador Ricardo Gattini, se empenhou para conseguir.

O assunto foi amplamente debatido em audiência pública pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada em Nepomuceno, a pedido de Arantes. Na época foram definidas três metas prioritárias para Nepomuceno. Duas delas, já foram cumpridas. A primeira, era conseguir mais um delegado para a cidade, o que foi feito. A segunda, transformar a cadeia pública em presídio da Suapi, o que acabou de acontecer. E a terceira, aumentar o número de policiais civis e militares que atuam no município e região, o que já foi solicitado.

O deputado Arantes comemorou a conquista: “A Suapi chega para dar mais segurança aos moradores. Agora temos agentes penitenciários treinados e capacitados para cuidar de presos. Com eles lá, ficam liberados os efetivos da polícia civil que tomavam conta da cadeia. Agora eles podem ir para as ruas, atuar na prevenção e no combate a violência”, justificou.

O vereador licenciado de Nepomuceno, Ricardo Gattini, que assumiu a chefia de gabinete da prefeita Luíza Menezes, considera a Suapi uma grande conquista. “A cidade toda está contente com essa notícia. Agora temos mais condições de cuidar dos nossos presos. Isso só foi possível graças à atuação do deputado Antonio Carlos Arantes, que se empenhou em vir aqui discutir a violência na nossa região e a trabalhar para amenizar esse problema”, ressaltou.

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) foi criada em 2003 e, desde seu surgimento, tem atuado na assunção de cadeias públicas administradas pela Polícia Civil, na ampliação de vagas nas unidades prisionais e, principalmente, na constante melhoria da qualidade de atendimento aos presos, com a modernização e humanização do Sistema Prisional.

Verifique também

DEPUTADO ARANTES ENTREGA R$ 70 MIL A ENTIDADES EM PARAGUAÇU

Iniciei a quarta-feira em Paraguaçu onde entreguei a duas entidades da cidade R$ 70 mil, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *